SECRETÁRIA DE SAÚDE DA BAHIA RECEBE DA SANTA CASA COMENDA MONSENHOR MOISÉS
A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, foi a personalidade escolhida neste ano para receber a Comenda Monsenhor Moisés Gonçalves do Couto, a mais alta honraria concedida pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A cerimônia foi realizada na noite desta quinta-feira (13), no Teatro Candinha Dória, e contou com a participação de funcionários da instituição, médicos, autoridades estaduais e regionais.

A entrega da comenda é parte das celebrações do aniversário da Santa Casa de Itabuna, que completou 108 anos de fundação no último dia 28 de janeiro. A cerimônia foi aberta com a benção do Padre Monsenhor Moisés, seguido da apresentação da homenageada da noite, feita pela ex-secretária, ex-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a professora Adélia Pinheiro.
Além de Adélia Pinheiro, a competência da secretária de Saúde foi destacada pelo provedor Francisco Valdece e pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro. “A secretária Roberta Santana tem contribuído para o fortalecimento da saúde em todo estado. Tem ajudado a melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Ela, o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito Augusto Castro foram fundamentais para a construção da unidade de hemodiálise, no São Lucas, e requalificação de 35 leitos no Manoel Novaes”, afirma Francisco Valdece.

O prefeito Augusto Castro também citou os investimentos que o Governo do Estado têm feito no município sob o comando da secretária Roberta Santana. “O governador do estado está na região para entregar um pacote de obras estruturantes que vão impactar na qualidade de vida da nossa população. Na área de saúde, entregamos hoje o centro de terapia renal substitutiva, no São Lucas, e nesta sexta-feira o novo Hospital de Base”, afirmou o prefeito.

DISCURSO EMOCIONANTE
A homenageada fez um discurso emocionante. Agradeceu por ser lembrada pelo trabalho que vem sendo realizado e pela compreensão da família, pois precisa ficar por muito tempo longe de casa. Tenho orgulho das minhas filhas por entenderem que existem pessoas necessitando do apoio da mãe delas. Junto com o governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Lula, estou empenhada de ofertar um serviço de saúde cada vez melhor para a população”.

A secretária de Saúde da Bahia também se emocionou com a história de Alessandra Maria da Silva, que desde 2007 faz tratamento de hemodiálise na Santa Casa de Itabuna. Foi durante uma das sessões, que Alessandra decidiu fazer uma graduação. Fez a prova do Enem e obteve nota para ingressar no curso de Direito. Hoje é bacharel e segue com o tratamento. Ela está entre os pacientes que farão as sessões no Centro de Terapia Renal Substitutiva Dr. Renato Costa, no Novo Hospital São Lucas, no bairro Santo Antônio.

A cerimônia de entrega contou com a participação da deputada federal Alice Portugal, a secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, o presidente da Amurc e prefeito de Itajú do Colônia, Elder Fontes, presidente Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS-LS) da Bahia e prefeito de Itajuípe, Leandro Cunha, o Léo da Capoeira, e prefeitos do sul, baixo sul e sudoeste da Bahia, representantes de entidades civis.
O QUE É
A comenda Monsenhor Moisés Gonçalves do Couto foi instituída para homenagear personalidades que desempenharam papéis significativos no fortalecimento da instituição e na promoção da saúde em Itabuna e na Bahia. A comenda reconhece as contribuições que impactam no atendimento da população e nos serviços de saúde ofertados pela Santa Casa.

Monsenhor Moisés foi um dos fundadores e primeiro provedor da Santa Casa de Itabuna. A comenda é entregue anualmente durante as celebrações de aniversário da instituição. Dentre os agraciados estão profissionais da saúde, líderes comunitários e autoridades públicas que, por meio de parcerias, investimentos e apoio contínuo, auxiliaram na expansão e melhoria das unidades hospitalares administradas pela Santa Casa.