JOVEM RECEBE ALTA DA UTI COVID-19 DO HOSPITAL CALIXTO MIDLEJ FILHO
Uma família da pequena Ubaitaba, no sul da Bahia, comemorou, nesta quarta-feira (11), mais uma batalha vencida por Claudiane de Oliveira Silva, que em junho foi internada, em Itabuna, em estado grave por causa de complicações do novo coronavírus. Depois de ficar intubada por vários dias, em estado crítico, respirando com ajuda de aparelhos, a jovem recebeu alta médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF), na tarde de hoje.
A angústia tomou conta da família de Claudiane de Oliveira no dia 22 de junho, quando o quadro de saúde dela agravou-se. Naquele dia, os familiares e amigos se mobilizaram para transportar a jovem, às presas, para Itabuna, onde encontraram vaga para internação no Hospital de Campanha. Naquela unidade, a paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) ficou até 19 de julho, quando foi transferida para a UTI do HCMF, já intubada.
De acordo com a coordenadora de Enfermagem da UTI da Covid do Calixto Midlej, Larissa Cavalcante, a paciente está deixando a unidade de saúde consciente e interagindo com a equipe assistencial, mas precisa de acompanhamento de fisioterapeutas para concluir o processo de recuperação dos movimentos perdidos por causa da doença. “O estado de saúde da paciente era muito crítico e hoje ela recebeu alta para concluir o tratamento na cidade de origem”, reforça.
Ao deixar a UTI Convid-19 na tarde de hoje, Claudiane de Oliveira recebeu, das mãos da técnica de enfermagem Marcelle Luz, o certificado de etapa vencida. Assim como a paciente, a profissional de saúde é moradora de Ubaitaba.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, no ano passado, que 1.518 pessoas ficaram internadas nos hospitais administrados pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI). Foram 896 pacientes que receberam tratamento no HCMF e outros 622 no Hospital Manoel Novaes (HMN). Mais de 8,1 mil pessoas, entre casos suspeitos e positivados.