Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

FÓRUM DE FLUXO REGULATÓRIO EM ONCOLOGIA ENCERRA PROGRAMAÇÃO DO SETEMBRO DOURADO

Com a participação no 1º Fórum de Discussão do Fluxo Regulatório em Oncologia Pediátrica, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) encerrou, na última quarta-feira (29), a programação do Setembro Dourado, campanha que visa alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Organizado pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC Sul Bahia), o evento foi realizado no auditório da Faculdade Santo Agostinho (FASA).

Os principais temas debatidos foram: a “Organização da Rede de Atenção ao Câncer Pediátrico”, “Fluxo Regulatório para Oncologia Pediátrica no Estado da Bahia”, “Atendimento em Oncologia Pediátrica em Itabuna e Protocolos de Encaminhamentos” e “Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil”. Os participantes debateram também sobre o projeto “Hora Dourada”.

Em formato híbrido, com transmissão online no canal YouTube, o evento contou com palestras de representantes das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Instituto Ronald McDonald e de profissionais de saúde. O provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, foi um dos mediadores das palestras. Ele destacou a importância dos serviços ofertados no ambulatório de Oncologia Pediátrica da SCMI, que funciona no Hospital Manoel Novaes.

CONTRIBUIÇÃO IMPORTANTE

seminárioO provedor afirmou que o Fórum de Discussão do Fluxo Regulatório em Oncologia Pediátrica trouxe contribuições importantes para o serviço de Oncologia Infantojuvenil no sul e extremo-sul da Bahia. “O que nós queremos é que a população tenha acesso mais rápido aos serviços de Oncologia, principalmente o morador do interior do país. É sabido que o tratamento cedo e correto aumenta a chance de sucesso”.

Fabiane Chávez foi uma das mediadoras do fórum
Fabiane Chávez foi uma das mediadoras do fórum

O Fórum de Discussão do Fluxo foi realizado pelo GACC em parceria com a Santa Casa de Itabuna, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e contou com o apoio da Fundação Banco do Brasil. Os palestrantes do evento foram Maria Alcina Boullosa (Sesab), Luciana Pinheiro (Central de Regulação), médica Tereza Fonseca (GACC Sul Bahia), João Bragança (CCI), Francisco Neves e Viviane Junqueira (Instituto Ronald McDonald) e Patrícia Loggetto (St.Jude Children’s Research Hospital).

IgorAlém do provedor Francisco Valdece, o Fórum contou a participação da diretora técnica do Hospital Manoel Novaes (HMN), a médica Fabiane Chávez, gerente de Enfermagem do HMN, Luciana Nobre e a coordenadora do Serviço de Oncologia da SCMI, a enfermeira Sayara Aragão, que atuaram como mediadoras.

Back To Top
Opções de privacidade