HOSPITAL MANOEL NOVAES PROMOVE ATUALIZAÇÃO DE PROTOCOLO NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
O Hospital Manoel Novaes promoveu capacitação para reforçar a importância dos protocolos estabelecidos para o atendimento pediátrico de urgência e emergência. A unidade hospitalar materno-infantil segue o protocolo de Manchester e orientação do Ministério da Saúde para assegurar que o paciente receba, em tempo hábil, os cuidados médicos adequados.
Durante dois dias foi realizada capacitação que visa a uniformização de condutas médicas e de enfermagem, sempre seguindo as diretrizes indicadas no Protocolo de Manchester, em que os pacientes incluídos na classe “Vermelha” são considerados de emergência e têm prioridade máxima no atendimento. Na sequência, devem receber cuidados imediatos os classificados na classe “Laranja”.
O Protocolo de Manchester, em sua classificação de risco, ainda traz as classes “Amarela”, com recomendação para atendimento rápido, mas com possibilidade de o paciente aguardar quem está em situação mais grave; “Verde” para casos pouco urgente; e “Azul” em que a pessoa pode esperar porque não é um caso urgente.
A coordenadora do Programa de Residência Médica em Pediatria do Hospital Manoel Novaes, a médica Saraly Silva, explica que o projeto, inicialmente, foi desenvolvido pelos residentes de pediatria. Ela afirma que nessa etapa médicos e demais profissionais participaram do treinamento para pronto reconhecimento das condições médicas e abordagem imediata das que impõem risco de vida às crianças.
Saraly Silva afirma que a troca de conhecimento nos dois dias de encontros foi crucial porque foi um passo importante para a implementação dos protocolos, cujos resultados e adaptações necessárias virão a partir do feedback dos profissionais e também de usuários. A capacitação é feita sempre com a perspectiva de redução no tempo de diagnóstico e de internamento do paciente.
A médica reforça que as prioridades são estabelecidas conforme os sintomas e nos sinais vitais do paciente. Ela acrescenta que todo o trabalho das equipes é desenvolvido sempre com a finalidade de assegurar a redução no tempo de atendimento e melhorar a qualidade da assistência às crianças.