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Objetivando alinhar as estratégias institucionais à sua Identidade Organizacional traduzida nem formato de Missão Visão e Valores, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna mantém atualizadas as Políticas Institucionais, conjunto de documentos norteadores de princípios e práticas em áreas fundamentais para a assistência e gestão hospitalar. As Políticas são construídas tecnicamente e aprovadas institucionalmente cumprindo também o objetivo de disseminar e comunicar claramente não somente para funcionários e prestadores de serviços, bem como para clientes, fornecedores e sociedade em geral as diretrizes gerais que norteiam as atividades na instituição.

Conheça mais as nossas Políticas Institucionais: 

POLÍTICA DE GESTÃO DA QUALIDADE

O objetivo da Política é fundamentar os padrões de prática e conduta para planejamento, treinamento, execução, implementação e avaliação/monitorização das equipes tecnico-assistenciais envolvidas na prestação de serviços de saúde nas Unidades hospitalares da SCMI tendo como referência o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA). Alinhada à Visão Estratégica da instituição “Ser reconhecida pela excelência dos serviços, através dos padrões da qualidade, com foco na inovação e sustentabilidade e até 2023”, a Política da Gestão da Qualidade é o manual guia que orientará as equipes nesta finalidade.

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Tem como objetivo sistematizar as ações e estratégias da comunicação institucional pela normatização dos processos de gestão comercial, de comunicação, marketing e relacionamento com clientes desenvolvidos na Santa Casa de Itabuna. Para tanto, propõe uma abordagem diretiva e sistemática acerca das ações de comunicação institucional e marketing institucional, relacionamento com clientes e relacionamento com o mercado, definindo as ações prioritárias e indicando processos organizacionais a serem seguidos, com estímulo a formatação de normas e rotinas de modo a garantir a uniformidade de execução e tratamento dos processos relacionais de qualquer um dos segmentos de mercado e clientes com a instituição.

POLÍTICA DE GESTÃO DE FORNECEDORES DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Tem como objetivo estabelecer diretrizes e os princípios de qualidade e segurança nas aquisições de produtos e serviços junto aos fornecedores, dentro de um ambiente ético e transparente, a fim de garantir a operacionalização institucional através do planejamento, compra, recebimento, armazenamento, distribuição para assistência aos pacientes.

POLÍTICA DE GESTÃO AMBIENTAL

Tem como objetivo definir práticas de Gestão Ambiental, proporcionando ações na busca pela melhoria da qualidade ambiental e fortalecendo a sustentabilidade na Instituição

GESTÃO DE PESSOAS

A Política de Gestão de Pessoas da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, tem como foco principal definir os princípios que conduzirão as relações com os seus recursos humanos, baseados na identidade organizacional e na legislação vigente. Define o posicionamento, as expectativas e os valores da organização relacionados à Gestão de Pessoas e é referência para o desenvolvimento de práticas organizacionais e processo de tomada de decisão, que tratem de pessoas. As estratégias objetivam a obtenção de resultados que valorizem o potencial humano e estabeleçam um ambiente de trabalho confiável, favorecendo, em consequência, a motivação, os resultados institucionais e o comprometimento das pessoas.

POLÍTICA DE SEGURANÇA DO PACIENTE

Tem como objetivo sistematizar as ações de segurança do paciente através do desenvolvimento de estratégias que qualificam e aprimoram o cuidado centrado no paciente.

POLÍTICA DE TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Tem como objetivo estabelecer a política e os procedimentos necessários a aplicação do termo de consentimento informado livre e esclarecido no âmbito da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

POLÍTICA DE GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DO PACIENTE

A Política de Gestão das Informações do Paciente da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna visa orientar, normatizar, padronizar, preservar a confiabilidade, integridade e disponibilidade das informações, para a disponibilização ao paciente a qualquer tempo, desde que atendida as bases legais de solicitação e acesso à informação, para a resolução de problemas e tomada de decisões, primando pela excelência nas ações de cuidado ao paciente. Essa política é uma declaração formal da instituição acerca de seu compromisso com a proteção das informações, de sua propriedade e/ou sob sua guarda, devendo ser cumprida por todos os seus colaboradores no que diz respeito a seus direitos e responsabilidades, com os documentos físicos e as informações neles armazenados.

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Esta política tem por propósito estabelecer diretrizes e normas de Segurança da Informação que permitam aos colaboradores da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITABUNA adotar padrões de comportamento seguro, adequados às metas e necessidades da instituição; Orientar quanto à adoção de controles e processos para atendimento dos requisitos para Segurança da Informação; Resguardar as informações da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITABUNA, garantindo requisitos básicos de confidencialidade, integridade e disponibilidade; Prevenir possíveis causas de incidentes e responsabilidade legal da instituição e seus empregados, clientes e parceiros; Minimizar os riscos de perdas financeiras, de participação no mercado, da confiança de clientes ou de qualquer outro impacto negativo no negócio da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITABUNA como resultado de falhas de segurança da informação.

POLÍTICA DE HIGIENE DAS MÃOS

Esta política tem por propósito estabelecer ações sobre a higiene das mãos Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, com o intuito de prevenir e controlar as Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde (IRAS), visando a segurança do paciente, dos profissionais de saúde e de todos aqueles envolvidos no cuidado. Adaptar as diretrizes da OMS para aplicabilidade local assegurando a coerência com as recomendações.

POLÍTICA DE IDENTIFICAÇÃO SEGURA DO PACIENTE

Estabelecer a Politica de Identificação do Paciente no âmbito da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, tendo como princípios as especificidades de cada Unidades Hospitalar que compõe o  complexo de saúde, conforme o perfil epidemiológico da mesma, utilizando os procedimentos operacionais correspondentes às áreas específicas, prevenindo a ocorrência de danos e a redução de atos inseguros nos processos assistenciais.

POLÍTICA GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

Esta política tem por propósito estabelecer diretrizes de Proteção de Dados que permitam a SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITABUNA realizar o tratamento de dados pessoais, em conformidade com a legislação brasileira; Orientar quanto à adoção de controles técnicos e administrativos para atendimento dos requisitos para Proteção de Dados Pessoais, conforme a legislação vigente; Resguardar os titulares dos dados pessoais que são tratados pela SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITABUNA, garantindo direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural; Prevenir possíveis causas de violações de dados pessoais e incidentes de segurança da informação relacionados ao tratamento de dados pessoais; Minimizar os riscos de perdas financeiras, de participação no mercado, da confiança de clientes ou de qualquer outro impacto negativo no negócio da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITABUNA como resultado de violações de dados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Esta política apresenta as regras e práticas sobre seus Dados Pessoais e como o tratamento destes dados é realizado na instituição e se aplica a indivíduos (pessoas naturais) que interagem com serviços da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITABUNA como consumidores (“Você”). Esta Política explica como seus Dados Pessoais são coletados, usados e divulgados pela SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITABUNA (referido nessa política como “SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITABUNA”, “Nós”, “Conosco”). Ela também informa como Você pode acessar e atualizar seus Dados Pessoais e tomar certas decisões sobre como seus Dados Pessoais são utilizados.

POLÍTICA DE SEGURANÇA PATRIMONIAL

Esta política tem por propósito estabelecer e normatizar os procedimentos para um controle efetivo de entrada, circulação e saída de pessoas pelas portarias do Hospital Calixto Midlej Filho e Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

POLÍTICA DE CONTROLADORIA

Esta política tem por propósito estabelecer as diretrizes de Gestão de Faturamento, Custos e Despesas, Patrimônio, Contábil, Financeira e Contratos.

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