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Seguindo a tradição de pioneirismo em ações de saúde no Sul da Bahia, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna inovou ao implantar em 2014 a Coordenação de Qualidade para estruturação do Sistema de Qualidade Hospitalar. Em 2018 as atividades foram retomadas e recompostas no formato de Escritório Integrado de Qualidade e Segurança do Paciente (EIQSP) e de lá para cá desenvolve ações para as Unidades corporativa da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e específicas para os Hospitais Manoel Novaes e Hospital Calixto Midlej Filho.

É através do Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente que os processos são assessorados em busca da melhoria contínua e para a formação de uma cultura de segurança do paciente. Na instituição, o Sistema de Gestão da Qualidade está implantada sob a metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação Hospitalar com foco no Mapeamento de Processos, Gestão de Documentos, Gestão de Indicadores, Gestão de Ocorrências e Não-conformidades Gestão de Risco e Auditorias.

 

Diretrizes:

  • Garantir uma assistência segurança
  • Gerenciar riscos assistenciais e institucionais
  • Promover um ambiente favorável à melhoria contínua dos processos
  • Contribuir para o desenvolvimento da equipe
  • Manter a Legislação e às Boas Práticas como alicerces de atuação
  • Trabalhar ferramentas de gestão para auxiliar na tomada de decisão
  • Manter foco no cliente

 

Gestão de Risco

A Gestão de Riscos na instituição é parte estruturante do Plano de Segurança do Paciente, uma das ferramentas do Núcleo de Segurança do Paciente em atuação em Serviços de Saúde. Na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, a Gestão de Risco está dividida entre Ações Preventivas e Ações Corretivas, sendo a primeira prevista em três frentes estruturantes: Protocolos de Segurança e Protocolos Clínicos; Planos de Contingência e Auditorias de Riscos. Sobre as ações corretivas, estão fundamentadas na Gestão de Ocorrências, o Tratamento e os Planos de Ação. Ainda sobre as ações corretivas, a Gestão de Risco tem como base as atividades de identificação, análise, avaliação, monitoramento e comunicação dos riscos e ocorrências.

 

Núcleo de Segurança do Paciente

O Núcleo de Segurança do Paciente atua de maneira integrada ao Escritório de Qualidade da instituição, constituindo assim o Escritório Integrado de Qualidade e Segurança do Paciente. Em cumprimento a Portaria nº529 de 1º de Abril de 2013 que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), a instituição trabalha para a consolidação dos protocolos básicos de segurança do paciente e os protocolos clínicos como forma de auxiliar os profissionais da área de saúde na tomada de decisões, a fim de trazer resultados consensuais com maior confiabilidade, segurança, rapidez e padronização.

Fundamentado na Missão Visão e Valores institucionais, o Núcleo atua para o estabelecimento e monitoramento de ações para a qualidade da prestação da assistência oferecida, tendo como documento direcionador o Plano de Segurança do Paciente e as Políticas Institucionais, com destaque para a Política de Gestão da Qualidade e a Política de Segurança do Paciente.

 

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cartaz

Comissões obrigatórias:

  • Comissões de Controle de Infecção Hospitalar;
  • Comissão de Análise de Óbitos;
  • Comissão de Revisão de Prontuários;
  • Comissão de Avaliação e Padronização de Insumos (CAPI);
  • Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT);
  • Comissão Intrahospitalar de Doação de Tecidos para Transplante (CIHDOTT);
  • Comitê de Hemovigilância;
  • Comissão de Ética.
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