Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

Santa Casa de Itabuna é a 10ª Instituição Hospitalar da Bahia a Receber Oficina No Cuidado à Mulher Indígena

Está sendo realizado no Hospital Manoel Novaes durante todo o dia de hoje (21), uma Oficina de Sensibilização dos Profissionais do Sistema Único de Saúde – SUS no Cuidado Intercultural à Mulher Indígena. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), por meio da Coordenação de Promoção da Equidade em Saúde, o objetivo é qualificar as equipes multidisciplinares que têm contato direto com o usuário indígena.

Na oficina estão sendo abordados temas baseado na legislação específica da cultura dos povos indígenas e acolhimento em saúde. Essa é a décima Unidade no Estado que recebe a oficina, e os consultores que ministraram as oficinas o debate, destacaram a participação dos índios como essencial para compreender melhor as demandas da comunidade. “ O ambiente de hospital não é o habitual para eles. É pensando nisso que se torna necessária a atenção especial para essa mulher que sai da aldeia para ter um parto de risco, por exemplo, e esse acolhimento diferenciado só acontece quando as equipes reconhecem as especificidades desses povos. E foi exatamente o que aconteceu aqui hoje”, pontuou a consultora Nívea Maria Moreira.

A Diretora Técnica do Hospital Manoel Novaes, Fabiane Chavez , comentou sobre esta, que foi a 1ª edição dentre as Oficinas. “O que tivemos foi de fundamental importância, pois somos referência para os 126 municípios do Sul Da Bahia os quais possui um número expressivo de comunidades indígenas. Essa é uma oportunidade da Unidade Hospitalar que é referência na região de proporcionar um acolhimento cada vez mais humanizado e sensível às suas particularidades”, concluiu a médica Fabiane Chavez.

Back To Top
Opções de privacidade