Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

UTI Pediátrica comemora seu primeiro ano com 360 atendimentos à crianças da região

Com 10 leitos, sete deles conveniados ao Sistema Único de Saúde, 360 atendimentos e com uma taxa de mortalidade inferior aos 7%, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, comemora o 1º ano da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica – UTI Pedi no Hospital Manoel Novaes. A Unidade é estratégica para a integralidade do serviço de Oncologia Pediátrica, sobretudo a Oncohematologia da Santa Casa de Itabuna, hoje responsável por atender a 50% dos municípios baianos.

Desde a inauguração o serviço vem garantindo uma melhor assistência às emergências e cirurgias pediátricas e neuropediátricas no Sul da Bahia. Entre muitos casos, citamos o do menino Rian Santos Silva de 8 anos, da cidade de Santa Luzia, que teve um espeto de churrasco cravado no crânio, após uma queda. Com a estrutura hospitalar encontrada, com neurocirurgiões e a UTI pediátrica totalmente equipada, a criança teve o espeto removido aqui mesmo no hospital materno infantil Manoel Novaes.

Para os pacientes e familiares, a chegada da unidade tem trazido mais conforto e tranquilidade . O vendedor Clóvis Dos Santos Silva, pai do pequeno Miguel Silva do município de Jequié é só elogios a equipe . “ Meu filho precisou ficar internado na UTI por um período longo. Fiquei um mês e 15 dias com meu filho internado na UTI e fiquei impressionado com o cuidado, carinho, a atenção e o amor dispensado ao meu filho por toda a equipe. Não tenho palavras para descrever este momento, apenas reforço o meu sentimento de gratidão a todos”, contou emocionado.

Para a diretora técnica do Hospital Manoel Novaes e também médica da UTI pediátrica, Fabiane Chavez, os números além de agregarem a parte técnica emocionam, pois fazem parte da concretização de um sonho que tem ajudado a salvar muitas vidas na região. “Hoje é preciso celebrar e agradecer pelo aniversário da nossa UTI. Com ela as crianças que precisavam de um serviço de unidade intensiva não contam mais com a obrigatoriedade da transferência para outra unidade hospitalar da capital. Com isso temos conseguido elevar as chances de vida de muitos pacientes que precisavam ir para capital ou ouro município por aqui não ter esse serviço. Quero agradecer especialmente, a equipe de profissionais do nosso setor, que assumiram esse desafio e que junto à direção fizeram e fazem esse sonho se concretizar a cada dia. Um esforço recompensado diariamente com vidas que ganham uma nova oportunidade de permanecer entre nós”.

Back To Top
Opções de privacidade