Santa Casa de Itabuna e CERPAT juntos na luta contra a AIDS
Brincadeiras e diversão marcam participação do Espaço Kids, do Projeto Santa Casa Nos Bairros, na Feira de Saúde, organizada pelo Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT)- no dia D de Luta Contra a AIDS. O evento ocorreu sábado, 1º de dezembro, na Praça Olinto Leone.
Enquanto passavam pelos testes rápidos e serviços oferecidos na Feira, os pais contaram com um espaço de diversão para a criançada. Os voluntários do Mutirão Santa Casa nos Bairros e a equipe de Kathynho Karvalho, organizaram brincadeiras para as crianças presentes no evento.
Para a pequena Elisa Emanuelle de apenas 7 anos, o sábado foi bastante divertido. “Eu desenhei bastante e também me divertir com a equipe de Tio kathynho, foi muito legal”, contou satisfeita a garota que ainda aproveitou o espaço para colocar a leitura em dia. “Eu li a historinha da Cinderela, ela é minha princesa preferida. Sou apaixonada por livros”, pontuou a garota.
A Gerente SUS e Coordenadora do Mutirão Santa nos Bairros Lânia Peixoto, falou sobre a importância das parcerias. “O CERPAT está presente em todos os nossos mutirões, levando teste rápido e orientação sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Sentimo-nos honrados pelo convite, e pela oportunidade de retribuir a parceria, levando o nosso espaço kids para as crianças do CERPAT”, relatou Lânia.
As ações do chamado Dezembro Vermelho, começaram no dia 30 de novembro com uma caminhada na avenida do cinquentenário, onde a sociedade vestiu-se de vermelho e branco na luta contra a AIDS. Já no dia (01), a comunidade contou uma feira de saúde onde foram realizados testes rápidos, aferição de pressão, teste de glicemia, cortes de cabelo masculino e feminino e Espaço Kids da Santa Casa, com uma programação para o publico infantil.
De acordo com a coordenadora do CERPAT Fabrícia Moura Costa, a unidade de Itabuna, atende a aproximadamente 22 municípios pactuados. “Atendemos mensalmente a um público de 3.000 pessoas, hoje, 1.800 estão em tratamento contra o HIV. Em relação ao público infantil, são aproximadamente 200 crianças expostas as IST’s e hepatites virais”, informou Fabrícia.