Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

Santa Casa de Itabuna encerra a Semana da Qualidade e Anuncia lançamento do Protocolo de Sepse

Com uma programação bastante dinâmica voltada para colaboradores, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem Santa Casa de Misericórdia de Itabuna encerrou ontem, a I Semana da Qualidade -2018. O evento que contou com o reforço de palestrantes especialista em Acreditação, a exemplo da enfermeira Mariane Machado e do Diretor Técnico do Hospital Santa Izabel, da Santa Casa da Bahia, Dr. José Ricardo Madureira, foi um marco na adequação à Metodologia de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A ação  auxilia  na disseminação dos conteúdos construídos durante o primeiro semestre da atuação do Escritório Integrado de Qualidade e Segurança do Paciente (EIQSP).

Promovida pelo Escritório de Qualidade que tem como superintendente o  médico da instituição, Dr. Eric Júnior, a ação movimentou o hospital proporcionando aos funcionários  conhecimento dos processos já realizados pela equipe durante o primeiro semestre de 2018.Entre eles, as 12 Políticas institucionais setoriais já construídas, os protocolos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), Dor Torácica e Tromboembolismo Venoso (TEV) e os protocolos de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para a enfermeira Sayara Aragão, o evento trouxe dinamismo aos processos, pois além de proporcionar o conhecimento ampliou a percepção da equipe para assuntos que vão desde a  capacitação dos profissionais para a prática com qualidade e segurança, padronização dos processos de notificação de eventos adversos e proposição de ações de melhoria entre muitos outros. “Passamos a conhecer as políticas institucionais de cada setor, com isso podemos acertar mais nos processos e trabalhar de forma mais assertiva”.

Lançamento do Protocolo de SEPSE

Durante o encerramento, a coordenadora do escritório de qualidade Jackeline Simões, anunciou mais um importante passo da instituição com o foco no cuidado centrado no paciente, o lançamento do Protocolo de Sepse. O lançamento ocorrerá na próxima segunda-feira (13) e as apresentações, para equipe multidisciplinar, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem seguem até o próximo dia 13 de dezembro. Entre os palestrantes teremos a médica intensivista PHD na França do laboratório de fisiopatologia -Inserm e responsável pela implantação e gerenciamento de protocolo de pacientes sépticos no HUCAM/ UFES, a médica Doutora Paula F. Vassalo e pela nefrologista Lívia M. de Araújo.

iniciativa liderada pelo Coletivo Sepse Brasil, é uma parceria da Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Federal do Espírito Santo e Universidade Federal de Minas Gerais. “Foram em torno de seis meses de pesquisa e treinamentos para implantação do Protocolo que permitirá padronizar a antecipação do diagnóstico e tratamento da infecção generalizada em pacientes”, declarou a enfermeira do Escritório Integrado de Qualidade e Segurança do Paciente, Juliana Braga Nunes.

 

Back To Top
Opções de privacidade