Santa Casa Promove Treinamento de Brigada de Incêndio
Ação visa atender a um dos requisitos para acreditação da ONA
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna promoveu na ultima quinta-feira (20), um treinamento da Brigada de Emergência, ocorrido no Hospital Manoel Novaes. As aulas, com duração de 8 h, foram ministradas pelo bombeiro Reubis Almeida Silva, instrutor autorizado pelo Corpo de Bombeiros. Na parte da manhã ele trabalhou a parte teórica e na parte da tarde a prática, com combate de incêndios e primeiros socorros. O treinamento envolveu um público multidisciplinar com pessoas da enfermagem, das áreas administrativas, da manutenção e outros de diversos setores da instituição.
De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho e meio ambiente da Santa Casa de Itabuna, Rolemberg Clementino dos Santos, a brigada faz parte de um plano de emergência que está sendo criado, para atender a uma demanda da estrutura do hospital e também faz parte do processo para a acreditação hospitalar. O objetivo maior é ter uma equipe treinada para lidar em uma ocorrência de emergência na Santa Casa, intempérie de alguma natureza como enchente, terremoto ou qualquer eventualidade em que seja preciso evacuar o prédio. “A ideia é que esse grupo de colaboradores esteja apto para auxiliar o corpo de bombeiros, dando o suporte para retirar todos os pacientes, principalmente os acamados, com cadeira de rodas ou na maca”, explicou.
Do ponto de vista profissional, esse tipo de treinamento agrega mais conhecimento aos colaboradores e traz uma segurança maior para a instituição saber que essa equipe será capaz de executar um plano de ação numa situação de emergência e ao mesmo tempo atender a um requisito importante para a acreditação. “A partir disso, vamos fazer, entre final de janeiro e fevereiro, um simulado evacuação de área com essa brigada do hospital, utilizando colaboradores no lugar dos pacientes. Vamos avaliar todas as falhas para trabalhar em cima disso e conseguir minimizar ao máximo os erros de evacuação”, concluiu.
Ao todo, serão treinados cerca de 100 colaboradores da instituição, divididos em grupos de mais ou menos 30 pessoas.