Panfletagem e caminhada marcaram o Dia Mundial do Rim na Santa Casa
O dia ontem (14) o setor de hemodiálise da Santa Casa promoveu uma ação interna no Hospital Calixto Midlej Filho com o “Bloquinho dos Rins“. Na parte da manhã foi realizada uma visita ao Posto de Saúde Ubiratan Moreira, na Vila de Itamaracá com informações sobre cuidados e prevenção das doenças que acometem os rins. Na parte da tarde, foi realizada uma panfletagem pelos setores do Calixto.
Em seguida, foi a vez da Caminhada Renal, com saída do Jardim do Ò. “O Bloquinho dos Rins” reuniu colaboradores da instituição, estudantes e professores da área de saúde da FTC e percorreu a Avenida do Cinquentenário com faixas e cartazes sobre o tema em questão. A Charanga da Alegria também acompanhou toda a caminhada.
Segundo a enfermeira do setor de transplantes, Patrícia Betyar, o objetivo da caminhada foi chamar a atenção da população e fazer um alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde dos rins. O evento contou com a parceria da Faculdade de tecnologia e Ciências – FTC e do “Movimento Eu Amo Itabuna”.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN, estima-se que haja atualmente no mundo, 850 milhões de pessoas com doença renal, decorrente de várias causas. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna é referência em serviços de diálise e transplante renal da nossa região.