Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

Setor de Higienização da Santa Casa agora conta com uma coordenação

Desde o ano de 2018 a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna vem se organizando para o processo de acreditação, mobilizando setores, equipes e procurando se adequar aos moldes que certificam a qualidade na prestação de seus serviços na área de saúde.

E um dos setores que vem passando por mudanças, é o de Higienização. Uma das novidades foi a criação do cargo de coordenação para o setor de higienização.

A enfermeira Gabriela Brito, designada para o cargo, explica que a higienização hospitalar é um trabalho que requer todo um cuidado. “O enfermeiro tem a visão de coordenar o serviço de limpeza hospitalar, garantindo sua qualidade dentro dos padrões técnicos adequados e auxiliar no gerenciamento de resíduos de saúde, supervisionando o processo realizado’’ que, somados ao trabalho de higienizão, torna o serviço bem sistematizado e mais controlado”, destaca. A escolha específica por um profissional de enfermagem, se deu, não só pelas habilidades técnicas e o conhecimento da rotina do setor de higienização.

O serviço de higienização conta com as atribuições dos auxiliares de higienização que estão diretamente nas enfermarias, pavilhões e áreas administrativas. Da forma como o auxiliar de higienização realiza o procedimento, garantimos uma limpeza eficaz, controlando a disseminação de micro-organismos e minimizando a infecção hospitalar”, afirma.

Ao mesmo tempo em que se sente lisonjeada pelo cargo, ela compreende o peso da responsabilidade dessa nova função. “A higienização é o coração do hospital. Quando o desafio é muito grande, o planejamento é ainda mais necessário. Responsabilidade, vontade e estratégia não podem faltar. Estou aqui para somar”, fala.

Temos nos empenhado em atender a todos os requisitos para que a Santa Casa receba a certificação e garanta a segurança do paciente. O próximo passo é iniciar o processo de capacitação das equipes.”, declara.

Para Gabriela, essas mudanças vieram para mexer com o engajamento profissional das pessoas e motivá-las.” O processo de certificação veio para unir propósitos e pessoas, em um só compromisso: garantir a segurança do paciente dentro do ambiente hospitalar”, completa.

WhatsApp Image 2019-05-06 at 16.09.11 WhatsApp Image 2019-05-06 at 16.10.17 WhatsApp Image 2019-05-06 at 16.32.32

Back To Top
Opções de privacidade