Estagiário: ele chega para aprender, e ensina!
No dia 18 de agosto foi comemorado o Dia do Estagiário e a Santa Casa se orgulha por ter em sua cadeia de valores a tradição de investir em aprendizado e melhoria contínua.
A instituição acredita no capital humano e está em constante busca de novos talentos, tanto que, o Estágio se tornou uma das principais fontes de recrutamento, onde as chances de efetivação são grandes dentro da instituição, em 2019, cerca de 06 estagiários foram promovidos. Ao todo, são 54 estagiários na modalidade não-obrigatória, contratados em parceria com o CIEE, para auxiliarem em sua área de formação, com espaço para aplicarem os conhecimentos adquiridos em sua formação acadêmica.
Segundo a Gerente de Gestão de Pessoas, Eneila Cerqueira, “o programa desenvolvido durante o processo de seleção dos estagiários, realiza um levantamento comportamental que consiste em identificar o potencial essencial e específico de cada membro, para o desempenho de suas funções”.
Na área de Ensino e Pesquisa, a Santa Casa reafirma o seu comprometimento com a formação profissional de qualidade e mantém parceria com a UESC, UNIME, FTC, Faculdade de Ilhéus, Faculdade Madre Thais, CEEP e Ieprol, e disponibiliza campo de vivência para alinharem conhecimento teórico e prático, recebendo cerca de 450 estagiários por semestre.
Identificar o potencial de cada jovem e oferecer meios e oportunidades para que ele desenvolva as suas habilidades e se capacite para o mercado de trabalho, é uma das premissas da instituição no que diz respeito ao programa de estágio. Sem contar o aspecto positivo da troca de conhecimento entre gerações no mercado de trabalho, quando um estagiário chega a um determinado setor com informações de artigos científicos, teóricos e se depara com uma vivência da aplicabilidade deste conhecimento por parte da equipe que o acolhe.
Nesse sentido, todos saem ganhando com a troca de experiências, pelo compromisso e responsabilidade social na formação de gerações capazes de incorporar valores éticos, científicos, tecnológicos e culturais. Eles chegam para adquirir conhecimento, mas nós aprendemos e crescemos juntos.
Clicks e depoimentos que fizemos de alguns deles na Santa Casa:
Alícia Cristina – estagiária da radiologia: “É um conhecimento grande que a gente está adquirindo na Santa Casa e muito importante para o nosso futuro profissional”.
Eduarda Lobo, estudante de enfermagem e faz estágio no setor de auditoria: “Acho muito interessante porque está agregando conhecimento para a especialização na área de auditoria”.
Rosilane Nascimento – estagiária bolsista: “É uma experiência maravilhosa. Os procedimentos que aprendi aqui me dão mais segurança para atuar como profissional”.