Prevenção é a melhor forma de combate ao câncer!
Hoje (27) é o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data foi criada com o objetivo de ampliar mais as informações sobre formas de prevenção e de tratamento da doença para a população.
Muitas pessoas não sabem, mas o câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado das células, que invadem órgãos e tecidos. Tais células podem ser mais ou menos agressivas determinando a formação de tumores que podem se espalhar por várias partes do nosso corpo. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo.
Algumas características vão diferenciar os diversos tipos da doença, como a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.
Sendo assim, adotar um estilo de vida saudável é uma das formas de prevenir a doença, através de mudanças simples na nossa rotina. Confira abaixo algumas dicas do médico oncologista da Santa Casa, Dr. Garrick Pereira:
– Adote uma alimentação saudável e dê preferência por frutas, legumes, verduras, cereais integrais, associado à proteínas magras como carnes grelhados sem gordura, queijo branco e ovo cozido. Evite alimentos industrializados como pão, biscoitos, bolos, massas, salsichas, linguiça, bacon…;
– Pratique atividades físicas diariamente – escolha uma modalidade segura e busque fazer dessas atividades um momento prazeroso na sua rotina;
– Mantenha o peso corporal adequado – estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer.
– Evite o tabagismo – ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes;
– Beba bebidas alcoólicas com moderação – o seu consumo em excesso pode contribuir para o aparecimento do câncer;
– Evite ficar exposto por muito tempo ao sol e use filtro solar diariamente;
– Nas esqueça dos exames de prevenção: toque retal e PSA para os homens a partir dos 45 anos e para as mulheres preventivo do colo de útero a partir dos 20 anos e mamografia a partir dos 40 anos.