Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

Santa Casa desenvolve políticas de proteção ao meio ambiente

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a humanidade vem consumindo muito mais recursos naturais do que a natureza consegue repor. Esse desequilibro só tem aumentado aos longos das décadas e vem gerando preocupação de setores da comunidade mundial. Para alertar a população sobre a importância da preservação ambiental, a ONU instituiu o 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os hospitais brasileiros são responsáveis por cerca de 10% do consumo nacional de toda energia comercial. Além da questão da infraestrutura, o principal desafio de uma instituição hospitalar em busca de atuação sustentável é a conscientização de lideranças e equipes de que o comprometimento é imprescindível.

Santa Casa de Misericórdia de Itabuna desenvolve diversos projetos e ações visando consumo consciente e a proteção do meio ambiente. Um desses projetos é o que estimula a reutilização de papel e a reciclagem de plástico. Ele inclui também campanha de conscientização do público interno para reforçar atitudes que propiciem o uso sustentável do papel.

MAIS PROJETOS

O engenheiro de segurança do trabalho da Santa Casa de Itabuna, Rolemberg Clementino, explica que na instituição também foi implantado o Projeto Reciclar, que tem como objetivo a seleção, controle de pesagem e venda de material reciclável, com destaque para o papelão, vasos de soro não contaminados descartados e plástico branco. Além da reciclagem de cartuchos da marca HP, via logística reversa.

Além disso, com o apoio da Comissão do Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, a Santa Casa executa o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS). Outro importante projeto é o Plante Vida, com o plantio de mudas de árvores (da espécie Pau Brasil), doadas pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

A Santa Casa também mantém em funcionamento o plano de Tratamento de Resíduos Hospitalares, que garante total adequação à Legislação Ambiental e a Segurança em Saúde. O plano consiste no descarte correto de resíduos infectantes, com a coleta, tratamento e destinação final. Essa ação é realizada em parceria com a empresa TRR, que cumpre a regulamentação normativa sobre o Gerenciamento dos Resíduos dos Serviços de Saúde.

Back To Top
Opções de privacidade