Provedoria da Santa Casa apresenta plano de reestruturação aos coordenadores e gerentes
Os novos projetos e o plano de reestruturação financeira da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna foram apresentados, nesta sexta-feira (4), para os gerentes e coordenadores da instituição. Entre os desafios estão a readequação dos processos e procedimentos internos e a revisão de contratos para a prestação de serviços ofertados via Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o encontro, o provedor Francisco Valdece, e Amilton Fiaes (diretor financeiro) e Wagner Alves (diretor administrativo) apresentaram um resumo do plano estratégico para curto, médio e longo prazos, e detalharam as principais medidas que estão sendo adotadas para reduzir o déficit que vem sendo acumulado aos longos dos anos. Eles observaram que o grande desafio é aumentar a produtividade e reduzir as despesas para equilibrar as finanças e tornar a instituição mais eficiente.
Francisco Valdece afirmou também que é preciso estabelecer uma relação mais justa e equilibrada com o poder público, pois a Santa Casa de Itabuna está entre os cinco maiores prestadores de serviços SUS na Bahia. “Mais de 60% do total de serviços que ofertamos são para os usuários do SUS, mas não temos o reconhecimento e respeito que merecemos dos gestores locais. Essa relação precisa melhorar”, disse.
Já o diretor administrativo da SCMI destacou que o sucesso do planejamento estratégico depende não somente da alta direção, mas também dos funcionários dos setores táticos e operacionais. “Porque o sucesso da Santa Casa significará uma conquista de todos. Seremos muito mais fortes se estivemos unidos nesse desafio constante de fazer uma instituição cada vez melhor instituição”, destacou.