Santa Casa de Itabuna promove III Semana de Segurança do Paciente
Com objetivo de debater os incidentes associados aos cuidados com o paciente, reduzir os riscos ligados à assistência em saúde e avaliar os efeitos das medidas de prevenção implantadas nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna promove a III Semana de Segurança do Paciente. As atividades marcam o Dia Mundial de Segurança ao Paciente, celebrado em 17 de Setembro.
Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a maior parte das atividades neste ano será virtual. Com o tema principal: “Segurança dos Profissionais de Saúde: uma Prioridade para Segurança do Paciente”, a programação começa na manhã de terça-feira (22), com blitz identificadores de segurança/adorno zero e a sensibilização das equipes para as medidas corretas de higienização e segurança.
No segundo dia de evento, na quarta-feira (23), será promovido treinamento para funcionários no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, com abordagem sobre as metas para segurança do paciente.
No último dia, na quinta-feira (24), serão realizados painel e palestras sobre a segurança do paciente no ambiente hospitalar. As enfermeiras da segurança do trabalho Nathália Trindade (HMN) e Samilla Seara (HCMF) serão moderadoras de um painel que começa às 14h30min. Em seguida, às 14h40min, a enfermeira Almerinda Luedy falará sobre a segurança do paciente em tempo de Covid-19.
A programação prosseguirá com a enfermeira da Segurança do Trabalho Sara Lemos, que abordará o tema: “Segurança do Profissional de Saúde”. Às 15h55min será realizado um fórum participativo. “A nossa preocupação é que o profissional trabalhe sempre uma assistência mais segura para o paciente”, explica a enfermeira do escritório da qualidade, Samilla Seara.