Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

72% DOS SERVIÇOS DA SANTA CASA DE ITABUNA SÃO OFERTADOS PELO SUS

A provedoria da Santa Casa de Itabuna apresentou, nesta sexta-feira (21), para uma comissão de vereadores do município, um balanço sobre os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o encontro com a participação de 12 vereadores, o diretor administrativo Wagner Alves e o provedor da SCMI, Francisco Valdece, detalharam o número de atendimentos prestados pela instituição, que no ano passado destinou 72,35% dos seus serviços para pacientes da rede pública.

O provedor Francisco Valdece destacou que, nos últimos anos, a Santa Casa tem superado o índice mínimo exigido pela lei para as instituições filantrópicas. Em 2020, por exemplo, o percentual de internados pelo SUS atingiu 80% dos 10.561 pacientes que necessitaram de leitos nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes. Foram 6 mil internações pelo serviço público.

WhatsApp Image 2021-05-21 at 17.18.37 (1)Um número ainda mais expressivo foi registrado no serviço de radioterapia, com 92% (78.383) das sessões realizadas pelo SUS. No serviço de quimioterapia, esse percentual sobe para 93% (6.895). Os dados apresentados no relatório de hoje mostram também a importância do Hospital Manoel Novaes para Itabuna e o interior da Bahia. Do total de 3.341 partos realizados no passado na unidade, 2.436 (73%) foram pelo SUS.

O diretor administrativo da SCMI, Wagner Alves, apresentou também os valores pagos pelos SUS, que há mais de 20 anos não reajusta a tabela para determinados serviços. Para partos, por exemplo, remunera em pouco mais de R$ 300, enquanto os planos de saúde pagam a partir de R$ 3 mil. “Os valores repassados pelo Ministério da Saúde não cobrem os custos”, ressaltou Wagner Alves.

Os vereadores reconheceram que os valores pagos não cobrem os custos para manter os serviços funcionando e se comprometeram em articular uma ação com outras autoridades para viabilizar recursos para a manutenção dos serviços de média e alta complexidade nos Manoel Novaes e Calixto Midlej Filho.

Back To Top
Opções de privacidade