DEPUTADA DAYANE PIMENTEL VISITA HOSPITAL CALIXTO MIDLEJ FILHO
A professora e deputada federal Dayane Pimentel (PSL) esteve, na tarde desta terça-feira (27), no Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF) para conhecer melhor as instalações da unidade hospitalar, que se tornou referência no interior da Bahia no tratamento de pacientes com sintomas da Covid-19. Ela também verificou como estão funcionando diversos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.
Dayane Pimentel foi recebida pelo provedor da SCMI, Francisco Valdece, e o diretor administrativo da instituição, Wagner Alves. Além dos pavilhões do HCMF, a deputada participou de uma visita guiada pelas unidades de Hemodiálise e Quimioterapia, que atendem mais de 120 municípios baianos, com mais de 80% dos pacientes atendidos pelo SUS.
A parlamentar também participou de uma reunião com lideranças da Santa Casa de Itabuna, que é responsável pela gestão do hospital materno-infantil Manoel Novaes. Durante o encontro, o diretor administrativo e o provedor apresentaram um balanço de atendimentos prestados nas unidades hospitalares no ano passado, quando quase 60% das internações foram pelo SUS.
ATENDIMENTOS SUS
Na oportunidade, o provedor Francisco Valdece informou para a deputada federal que um percentual ainda maior de usuários do sistema público de saúde foi atendido nas unidades de Hemodiálise (82%), Radioterapia (92%) e Quimioterapia (93%). O provedor destacou ainda que, dos 12.349 partos feitos no Manoel Novaes em 2020, 73% foram pelo SUS. “Esse percentual deve ser ainda maior neste ano”, prevê Francisco Valdece.
A professora e deputada federal elogiou a estrutura do hospital e se disse surpresa com a importância, volume e variedade de serviços ofertados pela Santa Casa de Itabuna para população regional, principalmente aos usuários do SUS. Dayane Pimentel, que destinou uma emenda de R$ 100 mil para despesas de custeio da instituição, prometeu que trabalhará para conseguir mais recursos para a manutenção de serviços nos hospitais Calixto Midlej e Manoel Novaes.