RETORNO DE PROJETO EM BAIRROS DE ITABUNA APROXIMA GESTANTES DO MANOEL NOVAES
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e moradoras do São Pedro e Loteamento Parque Florestal, em Itabuna, participaram, na última quinta-feira (12), na sede da Igreja Batista Boas Novas, de uma grande Roda de Conversa promovida pelo Hospital Manoel Novaes, com apoio da Secretaria de Saúde de Itabuna. As gestantes e acompanhantes receberam orientações sobre a importância da amamentação nos primeiros meses de vida da criança e os cuidados com a saúde das mulheres.
A coordenadora do Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI), Bianca Baleeiro, destacou a importância da adoção de medidas corretas para a preservação da saúde da mulher e do bebê. Ela alertou que, por causa de orientações incorretas, muitas mulheres têm apresentado ferimentos graves nos seios, causados principalmente por uso da compressa com água quente. “As mulheres jamais devem seguir esse tipo de orientação, pois correm o risco de enfrentar sérios prejuízos na saúde”.
Durante o encontro, as mães de primeira viagem puderam tirar dúvidas sobre a maneira certa da amamentação e aprenderam sobre a pega segura para evitar rachaduras no bico dos seios. “Para evitar esse tipo de problema, a aréola da mama deve ficar completamente na boca da criança”.
A enfermeira pediu ainda que as futuras mamães tenham cuidado para assegurar a alimentação correta de seus filhos para evitar que adoeçam ou até morram. Ela também relatou que há registros de casos em que, seguindo o mito de que o leite estava “ralo”, mães decidiram usá-lo para fazer papa ou mingau e quase matam seus bebês.
QUEBRAR TABUS
A coordenadora de Saúde da Mulher na Atenção Básica de Itabuna, Katiane Reis Andrade, afirmou que encontros como o Roda de Conversas ajudam a quebrar tabus. Ela observou que ainda hoje, por uma questão cultural, muitas mães orientam as filhas gestantes de maneira equivocada. “Explicamos que o aleitamento exclusivo nutre, é correto, saudável e gera muitos benefícios tanto para mãe quanto para o bebê. Percebemos que ainda falta para a população orientação e informação”.
Para a gerente do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS)/Programa de Saúde da Família (PSF) da Secretaria de Saúde do município, a enfermeira Margarida Amorim, a saúde precisa de todos os atores sociais para ofertar mais serviços e informações para a população. “Essa parceria com as instituições, como a Igreja Batista Boas Novas e Santa Casa de Itabuna, colabora para o desenvolvimento e promoção de políticas públicas para a saúde”.
Além do Roda de Conversas, o Hospital Manoel Novaes está retomando o “Visita Guiada”, projeto em que as gestantes agendam um dia para conhecer o ambiente e tirar dúvida sobre como agir na hora do parto.