SANTA CASA DE ITABUNA DEBATE COM MÉDICOS PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DO CALIXTO MIDLEJ
Em processo para obtenção da acreditação hospitalar para o Calixto Midlej Filho (HCMF), a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) promoveu, na segunda-feira (13), reuniões com profissionais da área assistencial para discutir os benefícios para funcionários, médicos e usuários dos serviços com a conquista do selo que atesta que as instituições certificadas seguem rígidos protocolos de segurança e qualidade. À tarde, o encontro foi com coordenadores de setores e à noite reuniu os coordenadores dos serviços médicos.
Durante o encontro para debater as diretrizes e estratégias previstas no Manual da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o provedor da SCMI, Francisco Valdece, destacou que a conquista do selo de qualidade depende do empenho de todos que atuam no HCMF. Ele pontuou que a acreditação trará reconhecimento e benefícios não somente para instituição, mas para todos os envolvidos com os serviços ofertados na unidade hospitalar.
O provedor afirmou ainda que, independente do processo de acreditação, é fundamental para a segurança do paciente e equipe multiprofissional, além da transparência no atendimento, que os protocolos sejam seguidos à risca para que não existam dúvidas sobre os precedimentos realizados no nosso hospital. “Sabemos que esse cuidado já ocorre, mas estamos reforçando que os protocolos protegem o paciente, profissionais de saúde e a HCMF”, observou.
UNIFORMIDADE DE PROCEDIMENTOS
O chefe do Serviço de Neurocirurgia da SCMI, o médico Sílvio Porto, ressaltou que a acreditação estabelece processos organizados e requisitos que asseguram alta qualidade nos serviços ofertados nos hospitais selecionados pela entidade que concede o selo. “Essa uniformidade de procedimentos, principalmente, na alta complexidade, representa um grande ganho e assegura ainda mais segurança para todos, inclusive para os médicos”.
De acordo com a diretora técnica do HCMF, a médica Maria Carolina Reis, a acreditação representa evolução contínua dos processos, diretrizes e estabelece melhores práticas em toda a trajetória do paciente na unidade hospitalar. A médica pediu o envolvimento de todos da área assistencial para que a unidade de saúde conquiste o selo de qualidade dos seus serviços.