SANTA CASA FAZ PARCERIA COM AMURC PARA AUMENTAR DOAÇÃO DE SANGUE
A Santa Casa de Itabuna firmou, nesta terça-feira (19), uma parceria com a Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) para aumentar o número de doadores de sangue. O objetivo é atingir a meta de coletar 1.400 bolsas de sangue por mês, volume ideal para assegurar o atendimento a pacientes de mais de 120 municípios pactuados com Itabuna.
Para atingir o nível de estoque adequado no Banco de Sangue, a Santa Casa, com apoio da Amurc, aumentará o número de participantes no Projeto Caravana Itinerante Pela Vida, desenvolvido há anos no sul da Bahia. Atualmente, o projeto já conta com a contribuição importante de moradores dos municípios de Itabuna, Buerarema, Camacan, Barro Preto, Jussari, Itaju do Colônia e Ibicaraí.
O provedor Francisco Valdece observou que, com a parceria, a tendência é que seja resolvido o problema crônico do baixo estoque de sangue. Hoje, o Banco de Sangue tem feito a média de 35 coletas de bolsas, quando o necessário seriam 60 bolsas. “Essa parceria com a Amurc nos ajudará na logística para o transporte de doadores até a nossa unidade, que funciona no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho”, ressaltou.
O coordenador do Serviço de Captação do Banco de Sangue da SCMI, Rosildo Ribeiro, adiantou que o Projeto Caravana Itinerante Pela Vida será detalhado para os representantes dos municípios que hoje não mobilizam possíveis doadores. O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, comprometeu-se em mobilizar os membros do Conselho Consultivo da entidade.