Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

CENTRO DE DIÁLISE DA SANTA CASA DE ITABUNA REFORÇA AÇÕES PELA SEGURANÇA DO PACIENTE

O Centro de Diálise da Santa Casa de Misericórdia está atualizando protocolos e desenvolvendo diversas ações para garantir procedimentos seguros e mais qualidade de vida aos pacientes em tratamento de hemodiálise. O objetivo é evitar que o paciente necessite ficar internado por descuido dele mesmo e manter um serviço de referência na unidade, que atende cerca de 300 pacientes de Itabuna e outros municípios baianos. As orientações fazem parte do Projeto Paciente Seguro da Hemodiálise.

Doutor Rodolfo manul 1
Entre as ações realizadas na unidade de hemodiálise estão blitzen educativas, operação mãos limpas, com orientações sobre a lavagem correta das mãos e fístula arteriovenosa (tirar lesão por pressão); aplicações e verificações das políticas previstas em protocolos da SCMI e do Ministério da Saúde, além da disponibilização da versão impressa do Manual de Orientação ao Paciente em Hemodiálise. A versão digital do documento já estava liberada.

As equipes do Centro de Diálise também trabalharam temas como a comunicação efetiva, segurança de medicamentos, cuidados com cateter para paciente em tratamento de hemodiálise, prevenção de quedas e lesão por pressão e identificação do paciente. “A adesão de um número maior de pacientes às medidas no Projeto Paciente Seguro é fundamental para redução de infecções relacionadas à assistência”, afirma o responsável técnico pelo Centro de Hemodiálise, o médico Rodolfo Antônio Nascimento.

Paciente seguro 3

O médico explica que entre os objetivos das ações está envolver ainda mais os pacientes nos processos para que eles possam contribuir e entender sobre o procedimento executado pelas equipes assistenciais. “Esses treinamentos ajudam o paciente a compreender o tipo de procedimento que está sendo executado, o porquê dele ser submetido ao procedimento e as complicações que podem ser evitadas”, esclarece.

Paciente Seguro 5

Rodolfo Nascimento destaca ser muito importante para o sucesso de tratamento que o paciente compreenda todo o processo que precisa ser submetido. É fundamental que ele faça adesão às medicações e siga horários corretos dos procedimentos.“Isso culminará com a redução de internações que podem ser causadas por complicações de saúde”. Ele acrescenta que as informações disponibilizadas possibilitam maior adesão ao tratamento, fazem com que o paciente siga melhor as orientações das equipes.Paciente Seguro 2

 

Back To Top
Opções de privacidade