ENFERMEIROS DA SANTA CASA PARTICIPAM PARA CURSO DE FORMAÇÃO DE CAPTADORES DE TECIDOS OCULARES
Profissionais de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna participaram, durante dois dias (8-9), na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Jequié, do XXI Curso para Formação de Captadores de Tecidos Oculares Humanos. Os protocolos para o correto acolhimento da família e a qualidade do processo de doação foram alguns dos assuntos abordados.
Os profissionais de saúde tiveram a oportunidade de aprimorar as práticas realizadas no processo de doação, principalmente a atuação multiprofissional no acolhimento familiar. “Esse é um assunto sensível, que exige dos profissionais habilidades e treinamento para melhor acolher e dar a família do doador o direito de decidir sobre a doação ”, explica a coordenadora do CIHDOTT, a enfermeira Patrícia Betyar.
Ministrado pela Central Estadual de Transplantes e organizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Geral Prado Valadares, o curso, além de enfermeiros, reuniu psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, assistentes sociais e residentes de medicina de diferentes regiões do estado.