HOSPITAL MANOEL NOVAES REALIZA OFICINA PARA PROFISSIONAIS SOBRE PROJETO HORA DOURADA
O Hospital Manoel Novaes realizou, no último dia 29, oficina sobre o projeto Hora Dourada para os profissionais da unidade. As ações foram promovidas com o objetivo de reforçar a importância dos protocolos estabelecidos pelo projeto Aliança Global, desenvolvido pelo Centro de Estudos do St Jude Children’s Research, hospital dos Estados Unidos (EUA) especializado em tratamento de câncer.
No sul da Bahia, o Hospital Manoel Novaes está fazendo parte do projeto que tem como principal objetivo priorizar e acelerar o atendimento dos pacientes infantis em tratamento oncológico. A recomendação é que o atendimento ocorra nos primeiros sessenta minutos após a chegada do paciente ao hospital. O câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes no mundo.
A médica responsável técnica pelo Serviço de Onco-Hemoterapia Pediátrica do Hospital Manoel Novaes, Teresa Cristina Cardoso, explica que, desde que o projeto foi implantado, vem sendo registrada uma redução significativa na mortalidade infantojuvenil em pacientes em tratamento. Houve também queda no número de internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e melhorias nas taxas de cura, além de aumento na qualidade de vida dos pacientes.
De acordo com a médica oncologista, o projeto do St Jude Children’s Research, na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, conseguiu atingir seu objetivo de atender 100% das crianças e pré-adolescentes. Hoje, eles receberam antibiótico na primeira hora de febre. A médica detalha que os pacientes que receberam antibiótico na primeira hora que apresentaram febre não precisaram ir para UTI e não teve mortalidade e Sepse (infecções). “Esse projeto vem tendo grande êxito aqui na SCMI em relação, inclusive, com outros centros do Brasil”.
O desafio será a manutenção das taxas conseguidas até agora. “É um projeto que a participação dos pais é fundamental para o seu sucesso. Eles devem levar seus filhos para o hospital nos primeiros minutos que apresentarem os sintomas de febre”, explica a médica.