SANTA CASA DE ITABUNA COMPLETA 106 ANOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E AÇÕES DE MISERICÓRDIA
A Santa Casa de Itabuna completou, no sábado (28), 106 anos de serviços prestados à comunidade baiana e outros estados brasileiros, como Espírito Santo, Sergipe e Minas Gerais. A data foi lembrada com uma missa em ação de graças celebrada pelo Monsenhor Moisés de Souza, na Capela do Hospital Manoel Novaes, onde se reuniram os integrantes da irmandade, trabalhadores da instituição e representantes da sociedade.
O Monsenhor Moisés de Souza destacou que a Santa Casa é uma das principais filantrópicas de saúde na Bahia. O religioso falou sobre a complexidade de se administrar uma instituição do tamanho e relevância da SCMI e afirmou que profissionais têm sido um instrumento de Deus para salvar vidas. “Não são poucos os desafios enfrentados pela Santa Casa. Quantas vezes o vento sopra contra? O mais importante é que a batalha é vencida”.
O provedor Francisco Valdece observou que a cada ano tem sido um desafio maior a manutenção e ampliação dos serviços ofertados. “Quero agradecer a vocês, pessoal da higienização, nutrição, técnicos, enfermeiros, médicos, diretores, assistentes sociais, coordenadores, prestadores de serviço externos e demais profissionais, pela dedicação. São muitas conquistas que obtivemos nos últimos anos. Os desafios são enormes para mantermos a casa em ordem e ofertar serviços de qualidade. Contudo, peço que Deus renove as nossas forças. Tem sido difícil, mas com apoio dos nossos profissionais, torna-se possível manter a prestação de serviços para a população de Itabuna e outros mais de 120 municípios. É Como diz a música: nada poderá me abalar, nada poderá nos abalar, pois a nossa força e vitória vêm de Deus”, disse o provedor Francisco Valdece.
NOSSA CASA DE ITABUNA
A Santa Casa de Itabuna administra os hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, em Itabuna, e Ana Mariani, em Barra, no oeste da Bahia. Entre os serviços de referência ofertados estão a cardiologia, a neurocirurgia, a oncologia, a nefrologia, a ortopedia, a medicina intensiva neonatal, pediatria e adulto, a obstetrícia de alto risco e as urgências 24h nos três hospitais. A instituição também faz a gestão do Banco de Leite, no anexo do Hospital Manoel Novaes, e do Banco de Sangue, no Calixto Midlej Filho.