SANTA CASA DE ITABUNA FAZ MUTIRÃO NO DIA DO RIM
A Santa Casa de Itabuna promoveu, na terça-feira (07/03), no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, o 2° Mutirão do Dia Mundial do Rim. O evento foi organizado pela Fundação Centro de Estudos Edgar Santos (FUNCEPES), em parceria com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da SCMI e Secretaria de Saúde de Itabuna.
A médica nefrologista da SCMI, Gabrielly Alencar, abordou assuntos relacionados à prevenção das doenças renais e explicou que detecção corretamente das doenças renais é de extrema importância, pois algumas enfermidades podem não apresentar sintomas até que os rins já estejam severamente comprometidos. “A única forma de detectar irregularidades nas funções renais é submetendo-se a exames específicos que são capazes de diagnosticar problemas”, afirmou Gabrielly.
O médico Rodolfo Nascimento, nefrologista da SCMI, acrescentou que a forma mais eficiente para identificar as doenças renais de forma precoce é por meio de exames de sangue e urina realizados de rotina”. “Estes exames podem sinalizar alterações importantes da função renal diante da ausência de sintomas associados”, explica nefrologista.
A enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), Patrícia Betyar, destacou que o evento contou com a presença de 30 inscritos, sendo parentes e acompanhantes de pacientes da unidade de hemodiálise. “Os participantes ficaram muito satisfeitos com a palestra e atendimento de exames que foram realizados”.
Entre as participantes do mutirão estavam Nadil Nascimento e Viviane Cristina. Elas aproveitaram as dicas da palestrante e realizaram os exames que foram ofertados na ação. “Estou feliz em participar desta ação, porque foi um momento de muito aprendizado. Sou filha de uma paciente que está em tratamento na Unidade Hemodiálise há mais de um ano e estou satisfeita com o atendimento”, relatou Viviane.