SANTA CASA DE ITABUNA DÁ INÍCIO ÀS ATIVIDADES PELO ABRIL PELA SEGURANÇA DO PACIENTE
Com o objetivo de reforçar o trabalho em torno de um ambiente mais seguro para os seus pacientes, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna deu início às ações que celebram o Abril pela Segurança do Paciente. Seguindo a temática nacional para a data, a iniciativa comemora os 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente.
Durante os dias 10 a 14 de Abril, estão sendo realizadas atividades de capacitação e treinamento para os profissionais de saúde, visando reforçar os conceitos e práticas do programa. Entre as atividades propostas pela equipe do Escritório de Qualidade estão as Estações de Segurança, maquetes que simulam o ambiente hospitalar, estimulando a visualização dos conceitos discutidos. Os profissionais também foram convidados a interagir identificando falhas de fluxos e rotinas nos cases discutidos e ambientes reproduzidos.
“As ações lúdicas ajudam a reforçar o conteúdo de segurança do paciente e a cultura de segurança institucional, com o objetivo de proteger o paciente dos eventos adversos que podem ocorrer durante a prática da assistência à saúde”, explica a enfermeira de Qualidade e Segurança do Paciente do HCMF, Keli Cristina Bomfim.
A Enfermeira do Hospital Manoel Novaes, Maria Luisa (Malu), enfatizou que o evento foi de extrema importância. “A qualidade trouxe, de forma lúdica, aspectos menos explorados, como os Quase Erros e as Circunstâncias de Risco, visando reforçar sobre a temática da Segurança do Paciente”, afirmou Maria Luisa.
Outro depoimento sobre a ação desenvolvida foi do Residente de Medicina da UTI PED do HMN, Felipe Rufino. “Aqui no Hospital Manoel Novaes lidamos diariamente com centenas de pacientes. Procuramos sempre individualizar cada um, entender a patologia de cada um, e é importante diferenciar e reconhecer a segurança na internação, porque muitas vezes os nomes podem acabar sendo parecidos, por exemplo. Então quando priorizamos a segurança, buscamos observar cada paciente como um indivíduo único, lidando de forma gradual e benéfica com cada um”, explicou Felipe.
Nos dias 17 a 20 de Abril, será lançado o Protocolo de Queda no Hospital Manoel Novaes, formalizando e ampliando as medidas preventivas para minimizar o risco de quedas dos pacientes durante a internação.