BANCO DE SANGUE DA SANTA CASA DE ITABUNA RECEBE DOADORES EM AÇÕES SOLIDÁRIAS
O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna recebeu, na terça-feira (9), uma visita técnica dos alunos da Faculdade Anhanguera em Itabuna, que estão disputando uma gincana promovida pela instituição de ensino superior. Eles estão participando de uma prova que envolve a doação de sangue e escolheram a unidade da SCMI para o ato de solidariedade que pode salvar até quatro vidas.
A enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Transplantes (CIHDOTT), Patrícia Betyar, destaca que a doação de sangue é um gesto de amor ao próximo e fundamental para salvar vidas. “Estamos muito felizes em receber a visita dos alunos da Anhanguera Itabuna e também a caravana de Irajuba, que estão contribuindo com doações. Eles estão ajudando ainda a conscientizar a comunidade sobre a importância desse gesto”, explica Patrícia Betyar.
Patrícia Betyar acrescenta que, para garantir a segurança do paciente durante a cirurgia, o médico solicita a doação de cerca de 32 bolsas de variados hemocomponentes do sangue. “Por isso, cada doação pode fazer toda a diferença na recuperação de um paciente”, finaliza Patrícia Betyar.
Caravana de Irajuba
O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna também recebeu, na manhã de terça-feira (9), mais ação de solidariedade de doação. Desta vez a mobilização foi de um grupo de moradores do município de Irajuba, a mais de 250 km de Itabuna.
Os voluntários se mobilizaram para doar sangue visando ajudar um paciente internado no Hospital Calixto Midlej Filho. Muito querido em Irajuba, o paciente será submetido a uma cirurgia cardíaca.