SANTA CASA DE ITABUNA RECEBE VISITA DA DEPUTADA FEDERAL ROGÉRIA SANTOS
O provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, reuniu-se, na sexta-feira (2), com a deputada federal Rogéria Santos (Republicanos) para tratar de assuntos de interesse da instituição, que é referência no sul, extremo sul e baixo sul da Bahia em diversos serviços de média e alta complexidade. Na oportunidade, foi apresentado um balanço da atuação da SCMI e debatido projetos que estão em andamento.
Para Francisco Valdece, é muito importante a parceria com os deputados para viabilizar a manutenção dos serviços disponibilizados numa área de cobertura de mais de 2 milhões de habitantes. Ele destacou que, apesar de 70% atendimentos destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), os repasses recebidos não cobrem 50% dos custos de atendimento ao paciente.
O provedor explicou para a deputada que a manutenção dos serviços tem sido possível com ajuda das emendas parlamentares, mas que esses recursos estão travados desde o ano passado, o que tem comprometido o equilíbrio financeiro, dificultando o pagamento em dia de salários e fornecedores. “Para complicar ainda mais a situação, enfrentamos também atrasos de repasses de contratantes dos serviços. Esse momento é difícil, mas com apoio de gestores e parlamentares podemos superá-lo”.
A deputada Rogéria Santos se disse sensibilizada com relatos e comprometeu-se a trabalhar em Brasília para ajudar em ações visando manter os serviços prestados, principalmente, aos usuários de menor poder aquisitivo. Ela reconhece que a situação da saúde no país é crítico e que medidas urgentes precisam ser adotadas para mudar a atual realidade.
Rogéria Santos também ressaltou a importância da Santa Casa de Itabuna como prestadora de serviços de média e alta complexidade para população regional. “Estou vindo aqui colocar o nosso mandato à disposição da Santa Casa para contribuir naquilo que estiver ao nosso alcance. Ajudar para que o atendimento possa fluir ainda mais com excelência em Itabuna e região. Estamos fazendo isso porque sabemos da seriedade dessa instituição”.
Além de Francisco Valdece, participaram da reunião com a deputada federal o membro da Provedoria Sílvio Roberto (1º secretário), os diretores Wagner Alves (administrativo), Amilton Fiaes (financeiro) e assessores parlamentares.