ALUNOS DE MEDICINA DA UNEX PROMOVEM TROTE SOLIDÁRIO PARA AJUDAR O BANCO DE SANGUE DA SANTA CASA
Estudantes da 2ª turma do curso de Medicina da Faculdade de Excelência (UNEX) – campus Itabuna, promoveram, nesta quinta-feira (17), um trote solidário no Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna. A iniciativa, que contou com a participação de 15 alunos, buscou promover o espírito de solidariedade entre os futuros médicos.
Os calouros chegaram ao Banco de Sangue acompanhados pela secretária administrativa da UNEX, Mônica Sales, e da docente de psicologia, Cira Vieira. O objetivo do trote solidário foi proporcionar aos alunos uma experiência prática voltada para a solidariedade.
O coordenador de Captação do Banco de Sangue, Rosildo Ribeiro, agradeceu aos estudantes da UNEX pela colaboração ao promover a inciativa. “A ação de solidariedade desenvolvida pelos alunos ajuda a reduzir o déficit no nosso Banco de Sangue”, afirmou Rosildo.
Rosildo Ribeiro destacou que mais uma vez o estoque encontra-se em situação crítica. “O ideal era termos 150 bolsas de sangue, dentre as quais, 30 unidades do grupo negativo, mas temos apenas 5 unidades de “O negativo” e 2 unidades de “A negativo” para cobertura das necessidades de Itabuna e mais de 120 municípios”.
SOLIDARIEDADE
Já o coordenador do curso de Medicina da UNEX, Eric Ettinger Júnior, disse estar orgulhoso da atitude responsável e solidária dos alunos. “O trote solidário não apenas fortalece a integração entre os colegas, mas também reforça os valores que um médico deve possuir”, afirmou Eric.
Um dos alunos participantes do gesto solidário foi Guilherme Góis, morador de Irecê. O calouro de 21 anos ressaltou que a doação de sangue é um ato essencial para salvar vidas. “Foi uma honra fazer parte do trote solidário da segunda turma. Doar sangue é mais que um gesto, é uma contribuição para o cuidado com as vidas”, avaliou Guilherme Góis.