Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

HOSPITAL MANOEL NOVAES USA GAMIFICAÇÃO PARA TREINAR PROTOCOLO DE HEMORRAGIA PÓS-PARTO

Identificar os riscos, prevenir e tratar a hemorragia Pós-parto é o foco do Protocolo lançado no Hospital Manoel Novaes. A estratégia de treinamento utilizada foi a gamificação, com uso de um jogo interativo para capacitar os profissionais de saúde. O evento contou com a presença de médicos, enfermeiros, internos de medicina, farmacêuticos e biomédicos, representações multidisciplinares das equipes de Banco de Sangue, Enfermagem, Farmácia, Laboratório de Análises Clínicas e do Corpo Clínico.

O Protocolo de Hemorragia Pós-parto padroniza condutas assistenciais e intervenções medicamentosas para um problema que pode levar à morte materna. Liderado pela coordenadora de Obstetrícia, a médica Reyli Cubillo Obregón e assessorado pelo Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente, o Protocolo encontra-se descrito e publicado institucionalmente, bem como sistematizado no Prontuário eletrônico do Paciente, favorecendo a padronização de condutas assistenciais pré-orientadas com base nas melhores evidências científicas.

“Este é um protocolo que nossas equipes já fazem e já têm salvado muitas vidas. Ocorre que sentimos a necessidade de padronizar para que os diferentes profissionais de diferentes categorias que atuam no hospital alinhem as práticas, bem como percebemos a necessidade de monitorar a execução, já que é um protocolo tempo dependente”, declarou Reyli Cubill.


GAMIFICAÇÃO

Com o nome Code Bleed: Desafio Obstétrico, o jogo utilizado no treinamento do Protocolo envolveu os profissionais/jogadores trabalhando juntos para passar por todas as etapas do protocolo clínico de hemorragia pós-parto. Desenvolvido pela enfermeira da Qualidade e Segurança do Paciente, Nathália Trindade, o objetivo do game é estabilizar a paciente, evitando complicações e garantindo sua recuperação.


O lançamento do Protocolo de HPP marcou o início dos treinamentos e dos ajustes necessários. “As diferentes áreas estão agora comprometidas a monitorar a execução e ajustar os tempos de intervenção, de liberação de exames, entre outros marcadores do processo”, declarou Gerente de Qualidade, Jackelinne Simões. A atividade foi parte integrante da programação da terceira semana do Abril pela Segurança do Paciente na Santa Casa de Itabuna.

“É um jogo de tabuleiro completo com direito disputa entre equipes, lançamento de dados, avanço de casas, diversão e muito aprendizado. Trabalhamos com a gamificação encontrando formas novas de fixar conteúdos e engajar profissionais para a Segurança do Paciente”, declarou Nathália.

Back To Top
Opções de privacidade