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MOVIMENTO NA SANTA CASA DE ITABUNA PROMOVE AÇÕES PARA ESTREITAR LAÇOS COM PACIENTES

Entender o momento pelo qual o paciente está passando, saber o que pensa sobre os cuidados recebidos, compreender o dia a dia dele e promover uma assistência cada vez mais humanizada. Esses são os principais objetivos da Santa Casa de Itabuna que, por meio do Serviço de Governança Clínica e Experiência do Paciente, desenvolveu, neste mês de junho, atividades nos serviços ambulatoriais dos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes.

A iniciativa faz parte do movimento What matters to you? – O que importa para você?. A escuta ativa visa ofertar atenção focada para o que pensa e vive o paciente para além da doença em tratamento.

Neste ano, foram promovidas rodas de conversa com a equipe multidisciplinar e entrevistas semiestruturadas com pacientes nos ambulatórios da Radioterapia, Oncopediatria, Hemodiálise e Quimioterapia Adulto. “Foi um momento de renovação de propósitos com os profissionais, de trazer à memória a importância de incluirmos na rotina da assistência a conexão com o paciente e perceber o que realmente importa para ele”, conta Raíssa Denega, enfermeira de Governança Clínica e Experiência do Paciente.

DIÁLOGOS POR AMOSTRAGEM

Os diálogos com os pacientes foram realizados por amostragem e resumiam-se a três perguntas chaves: “Como você está se sentindo neste momento? Sobre o que quer falar? E o Que importa para você?”. “São momentos de muita conexão e sensibilidade, é estar preparado para conversas significativas e que de fato agregam sentido para o paciente dentro do tratamento dele, e que, ainda mais, dão sentido ao exercício do profissional de saúde”, acrescentou Raíssa.


Com as entrevistas, foi possível ouvir histórias emocionantes, inspiradoras das pacientes Leda Paixão Barbosa e Rute Rodrigues Santos, assistidas na Unidade de Radioterapia. Durante a conversa com a equipe, as duas mulheres contaram o que mudou em suas vidas desde a descoberta da doença, falaram de suas rotinas e sonhos.



Em 2023 a atividade foi realizada intra-hospitalar, alcançando pacientes internados e profissionais do Hospital Calixto Midlej Filho. A adesão ao movimento What matters to you? – O que importa para você? é parte das atividades do serviço de Governança Clínica e Experiência do Paciente que tem trabalhado também, no HCMF, com iniciativas relevantes como o Prontuário Afetivo do paciente; Pesquisa de Experiência e de Satisfação do Paciente; monitoramento de Protocolos Clínicos e desfechos assistenciais.

O movimento What matters to you? (O que importa para você?) começou nos Estados Unidos, no Instituto Norte-Americano Healthcare Improvement (IHI) em 2010. A partir daquele ano os profissionais da assistência passaram a ter conversas mais próximas e significativas com os pacientes e familiares. Hoje, a experiência é celebrada em mais de 30 países durante o mês de junho. No Brasil, a iniciativa começou a ser disseminado em 2016.

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