SANTA CASA DE ITABUNA PROMOVE UMA SÉRIE DE ATIVIDADES NO SETEMBRO AMARELO
A Santa Casa de Itabuna está promovendo uma série de atividades pela passagem do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e de cuidado com a saúde mental. A programação foi iniciada na terça-feira (10), no Ambulatório de Oncologia Pediátrica, no anexo do Hospital Manoel Novaes, com palestras e discussões sobre cuidados com a saúde e valorização da vida.
As ações desta terça-feira foram voltadas para pacientes e acompanhantes da unidade da oncologia pediátrica. “Realizamos uma ação para os cuidadores e pacientes com objetivo de reforçar a importância dos cuidados com saúde mental. Promovemos discussões visando contribuir com a campanha que tem o intuito de salvar vidas”, explica Adrielle Gomes, psicóloga da unidade.
A programação do Setembro Amarelo na Santa Casa de Itabuna prossegue com atividades nos hospitais Calixto Midlej Filho (HCMF) e Manoel Novaes (HMN), onde serão realizadas palestras, mesas-redondas com psicólogos e psiquiatras. No HCMF, as ações serão realizadas nos dias 24, 25 E 26, sendo que no segundo dia de atividades, no Pavilhão Francisco Ferreira, a partir das 10h, haverá jogos interativos.
O Setembro Amarelo na Santa Casa será encerrado no dia 27, com palestra para profissionais do Manoel Novaes, ministrada pela psicóloga Thatyann Rodrigues. Será a partir das 10h, no auditório da unidade hospitalar. As atividades são promovidas pelo Setor de Gestão de Pessoas, Comissões Internas de Prevenção de Acidente (Cipas) do HMN e HCMF e Serviço de Oncologia Pediátrico.
DADOS ALARMANTES
O suicídio entre os jovens brasileiros de 15 a 29 anos é a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal, conforme Ministério da Saúde. O suicídio é considerado a segunda causa de mortes entre jovens no mundo, depois de acidentes de trânsito, segundo a Organização Mundial Saúde (OMS).
Os casos de suicídio chegam a 800 mil no mundo. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, uma média de 38 suicídios por dia. A cada 100 mil homens brasileiros, 12,6% cometem suicídio; entre mulheres, a comparação aponta para 5,4% casos de suicídio a cada 100 mil mulheres brasileiras.
De acordo com o Ministério da Saúde, muitos casos de suicídios estão relacionados a alguma doença mental, como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia. Além disso, estão relacionados também ao abuso de substâncias psicoativas, como o álcool.