Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

Descontinuidade do Hospital São Lucas é tema de Sessão Especial na Câmara de Vereadores

Uma Sessão Especial na Câmara Legislativa de Itabuna na tarde desta terça-feira (16.05) pautou a discussão sobre o fechamento dos serviços prestados pelo Hospital São Lucas, decisão conjunta acordada em audiência Judicial da Vara Pública da Fazenda no último mês de abril e anunciada em nota pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna no início de maio. Com o plenário Raymundo Lima cheio e a presença maciça dos vereadores da Casa, as discussões giraram em torno do esclarecimentos de motivos e busca de solução viável que impeça o fechamento da Unidade Hospitalar.

Convocada pelo Vereador Júnior Brandão, a Sessão contou em mesa com a presença do Juíz da Vara da Fazenda Pública Ulysses Salgado, o provedor da Santa Casa, Dr. Eric Ettinger de Menezes Júnior, da Secretária Municipal de Saúde, Lísias Miranda, do representante do Governo do Estado, Isaac Nery, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Josivaldo Gonçalves, e do representante dos funcionários do Hospital São Lucas, Antônio Dias. Para o provedor Eric Ettinger, há necessidade de discutir a alternativa de descontinuidade do Hospital São Lucas de uma forma conjuntural, tendo por diversas vezes referenciado o subfinanciamento do SUS como causa maior da incapacidade de gestão administrativa dos serviços de saúde. “Com toda humildade, nós queremos encontrar quem consiga operar o Hospital São Lucas, com a demanda que tem hoje, a partir do recurso destinado à Unidade”, registrou o Provedor.

Entre as sugestões encaminhadas por vereadores presentes e autoridades representadas, a possibilidade de unir esforços para buscar apoio no Governo do Estado. Sobre este tema, a Secretária de Saúde, Lísias Miranda, registrou que foram mais de oito audiências conjuntas na SESAB entre o corpo técnico da Secretaria de Saúde e da Santa Casa para a busca de uma solução para o complexo hospitalar da instituição. “Mas estamos dispostos a ir novamente e continuar tentando”, declarou Lísias. O provedor Dr. Eric informou que, em uma audiência com o prefeito Fernando Gomes ainda na semana passada, ficou decidida uma nova viagem a Brasília, com a presença do próprio Prefeito, na tentativa de mobilização das forças políticas para a viabilização financeira da Unidade.

“A sessão especial é este espaço amplo de discussão, ao qual estaremos sempre abertos. As alternativas foram apresentadas, os encaminhamentos feitos coletivamente e em foro legítimo, já que foi em uma audiência judicial, foram apresentados, mas seguimos abertos a continuar dialogando. O que não podemos é continuar amargando um prejuízo mensal de R$ 300 mil a cada mês e uma contribuição substancial em curtíssimo prazo para o colapso geral de toda a Santa Casa de Itabuna”, finalizou o provedor.    

Back To Top
Opções de privacidade