Santa Casa lembra dia da Prematuridade com alerta importante
O dia 17 de novembro é lembrado como Dia da Prematuridade, condição de nascimento de bebê antes de completada a idade gestacional ideal e que acarreta, na maior parte das vezes, na necessidade de intervenção médico-hospitalar para garantia do ciclo de formação. Considerada uma condição adversa, os números de prematuridade alertam para a necessidade de toda a sociedade se engajar nesta causa. O Hospital Manoel Novaes, unidade materno infantil de alta complexidade da Santa Casa de Itabuna que atende a recém-nascidos prematuros em sua Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI Neonatal), alerta para esta data.
Em 2016, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou um estudo que aponta a taxa de prematuridade no país de 11,5%, quase duas vezes superior à observada nos países europeus. Somente na UTINeonatal do Hospital Manoel Novaes, também em 2016, foram admitidos 452 bebês em condições de prematuridade. “Em geral, e apesar do avanço da tecnologia e dos cuidados em saúde, as consequências da prematuridade são danosas, inclusive para a relação afetiva mãe-bebê. Mantemos aqui na nossa UTI todo aparato de equipamentos, equipe multi-disciplinar, psicólogo, mas sabemos que o ideal é que o bebê não precisasse dos nossos cuidados intensivos”, declarou a médica neonatologista, Dr. Fabiane Chàvez.
A data é marcada para alertar à todos sobre a necessidade de se cumprir todos os papeis frente à condição de gestação da mulher. Neste sentido, os pais precisam buscar o acompanhamento médico adequado; as Unidades de saúde e centros de atendimento devem garantir um pré-natal de qualidade e monitoramento constante dos fatores de risco; e a sociedade precisa entender este evento adverso e colaborar para o melhor desfecho possível. “Quando a sociedade abraça o Banco de Leite, por exemplo, doa e incentiva a doação, está garantindo qualidade e menor tempo de recuperação para estes bebês prematuros internados em UTINeo”, declarou a enfermeira Coordenadora da UTI Neonatal, Luciana Nobre.
Nesta sexta-feira (17), o Hospital Manoel Novaes realiza uma roda de conversa ampliada com os pais de prematuros internados na UTINeonatal do Hospital Manoel Novaes. “A ação acontece toda semana, mas neste dia 17 estaremos com todo Hospital coberto de roxo, que é a cor da Prematuridade, para nos abraçarmos em torno desta causa”, declarou Luciana.
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”102″ override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails”]