Tapete vermelho em homenagem ao Dia do Doador de Sangue
O banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna está em festa para comemorar o dia daquele que é a engrenagem para o salvamento de vidas, “o doador”. As homenagens tiveram início na manhã desta quinta-feira (23) e se estendem até o sábado (25), Dia Nacional do Doador de Sangue.
Com o slogan “Feliz de quem doa”, os funcionários receberam os amigos do Banco de Sangue para uma justa homenagem. O Provedor Eric Junior aproveitou a oportunidade para parabenizar todos os funcionários envolvidos na ação e o doador de sangue, que é a grande estrela do dia. “Não há dinheiro ou medicamento que nos ajude a salvar vidas. O doador é a grande engrenagem da saúde”, disse Eric Junior.
Um certificado foi entregue para representantes dos milhares de doadores que o banco de sangue possui. De acordo com o Coordenador de Captação Adelson Bispo, a vontade era de homenagear a todos, mas como isso não seria possível, algumas categorias foram criadas, entre elas, o doador mais antigo, o mais assíduo, instituições e empresas parceiras, dentre outras. “Sem a mobilização dos amigos do banco de sangue não teríamos como suprir as necessidades de nossos pacientes, pois atendemos toda a região, e mesmo com essas parcerias ainda não conseguimos atingir o número de doações necessárias que são 1.200 bolsas mês”, disse Adelson.
Apoiador e incentivador da causa, o professor do Curso de Direito da UNIME, Caio Monteiro, enfatizou a necessidade de se criar essa consciência social de que doar sangue é mais que um ato de amor. “Hoje conseguimos implantar na UNIME uma campanha semestral para incentivar essas doações de sangue. O projeto que surgiu no curso de Direito, hoje abrange toda a instituição e as 100 bolsas que tínhamos como meta inicial, se transformaram em 1160” disse Caio.
Foram homenageados também o organizador da caravana Guerreiros Pela Vida de Jussari-BA José Fábio Chagas, o doador mais assíduo Adalberto Lopes Siqueira, o doador mais antigo Antônio Manoel Varjão que é doador a 17 anos, o vereador e pastor Francisco Batista representando a Igreja Universal, representantes da imprensa e autoridades local.
A Diretora Técnica do Banco de Sangue, Dr. Regiana Quinto de Souza, se emocionou ao lembrar do esforço diário realizado pela equipe para manter o estoque, mobilizando a sociedade como um todo a abraçarem essa causa. “Ainda ontem uma criança teve uma complicação de saúde e precisou de oito bolsas de sangue e nós tínhamos. Sem aquele sangue ela poderia ter morrido” disse Regiana.
A programação segue até o sábado (25) e várias ações serão realizadas para homenagear o nosso principal parceiro “o doador”.
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”108″ override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails”]