Artista plástico produz escultura Grapiúna contra o Diabetes
O envolvimento da Santa Casa de Itabuna no Mutirão do Diabetes foi celebrado com arte: a instituição de saúde encomendou uma peça de arte ao artista local Souza para homenagear a determinação do povo grapiúna na luta contra o Diabetes. “A peça intitulada Grapiúna contra o Diabetes é também uma homenagem especial ao próprio Dr. Rafael Andrade, este baluarte que levou toda uma sociedade a acreditar e se engajar neste sonho. Entregamos também uma peça para o nosso vice-governador João Leão, representando todo o Estado”, declarou o provedor Eric Ettinger Júnior.
A valorização da arte local é outra perspectiva alavancada com a iniciativa da Santa Casa. A escultura foi reproduzida em miniaturas e serão doadas para convidados que estarão em Itabuna atendendo ao convite para participar do Mutirão do Diabetes. “Cada retinólogo convidado, cada autoridade que virá para o Mutirão levará um pedaço desta história”.
Sobre Souza
Um menino astuto que encontrou na natureza a forma de expressar a sua arte. “Eu morava em uma fazenda, quando criança minha distração era colher o cacau ainda verde e nele esculpir rostos e figuras, mas eu nem sabia que o que estava fazendo era arte. Só fui descobrir depois que a dona da fazenda que meu padrasto trabalhava me disse que eu levava jeito para arte. Daí em diante, ela me presenteava com pincéis, tintas e argila para eu esculpir minha figuras e deixar de arrancar o cacau dela”, conta entre risos o artista plástico José de Souza, o artesão Souza como ele prefere e é conhecido entre amigos no mundo das artes.
Essa inspiração esculpida em argila ou metal e que traz traços fortes de trabalhadores rurais e lavadeiras, levaram Souza a expor nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Abriu caminhos para a criação dos troféus para prêmios regionais e nacionais, a exemplo do Troféu Musa, uma espécie de oscar do cinema baiano criado pela UESC, e o Troféu Jequitibá, para o prêmio de maior Jequitibá do Brasil.
Neste Novembro Azul, Souza redobrou a inspiração para a criação da peça de homenagem da Santa Casa de Misericórdia ao Mutirão do Diabetes. O evento é promovido pela Hospital de Olhos Beira Rio e a Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA).
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”112″ override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails”]