Comunidade abraça projetos de leitura e cinema para pacientes e acompanhantes da SCMI
Em dezembro a Santa Casa de Itabuna colocou em prática duas iniciativas importantes para a humanização no ambiente hospitalar. Os projetos “Ler Faz Bem” e o “Cine Santa Casa”, além de envolverem os colaboradores e proporcionar um bem estar aos pacientes e acompanhantes também ganhou a empatia da sociedade.
O apoio da comunidade chegou a instituição através de doações de livros, a exemplo do gesto da aposentada de 64 anos, Elita Batista da Silva, que veio a unidade do Calixto Midlej Filho na manhã de hoje doar livros e conhecer de perto o projeto Ler faz Bem. “ Quando soube do projeto através do programa Panorama 640, do radialista Orlando Cardoso, decidir doar alguns livros que pertenciam a meu filho (in memorian). Meu filho era um amante da leitura e ele ficaria feliz com minha atitude, pois os seus livros preferidos serão lidos por pessoas que assim como ele encontraram na leitura o conforto,a alegria e o prazer ”, contou emocionada a Dona de casa.
A emoção e a sensação de acolhimento também foi bastante presente no depoimento do acompanhante João Paulo Salomão. João Paulo participou da segunda sessão do Cine Santa Casa, que acontece quinzenalmente para os acompanhantes no auditório do Hospital Calixto Midlej. “ Estava me sentindo preocupado, pois aguardava o resultado de um exame da minha mãe. Foi quando recebi o convite para participar da sessão do Cine santa Casa e assistir ao filme o Auto da Compadecida. Confesso que me sentir em casa e ainda distrair as ideias que antes estavam fixas no resultado do exame. O filme me desligou dos problemas, assim como as leituras que faço na biblioteca. Com estes projetos em meio a dor nós acompanhantes podemos ter momentos alegres, prazerosos e ainda nos sentirmos acolhidos ”, relatou .
O cinema que funciona quinzenalmente no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho e a biblioteca instalada no corredor próximo ao Pavilhão João Otávio estão em funcionamento em caráter experimental e foram criados pelo provedor Eric Júnior com o propósito de proporcionar um momento de distração aos pacientes e acompanhantes durante o período de internamento. Os projetos que nos próximos meses serão estendidos as outras unidades hospitalares conta com o apoio dos setores como ouvidoria, serviço social, marketing e hotelaria.