No dia de Combate á Tuberculose, Pneumologista da SCMI fala sobre sintomas e tratamento
No dia 24 de março acontece anualmente o “Dia Mundial de Combate à Tuberculose”. A data foi uma homenagem da Organização Mundial de Saúde (OMS) pelos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo responsável pela doença pelo cientista Robert Koch, desde então essa época marca a necessidade de manter mundialmente o alerta quanto a esta patologia que causa 5 mil mortes por dia no mundo segundo a OMS. Em 2018, o Dia Mundial da Tuberculose dará ênfase ao compromisso de cada indivíduo para dar fim à tuberculose, com o tema “Procura-se: Líderes Para um Mundo Livre da Tuberculose”.
De acordo a médica Pneumologista Rosângela Melo a tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, transmite-se de uma pessoa para outra por via respiratória, ou seja: uma pessoa doente quando tosse elimina gotículas de secreção contendo o microorganismo, que pode ser inalado por outra pessoa.
A médica acrescenta, “Pessoas idosas, crianças pequenas, diabéticos, imunodeprimidos, portadores de síndrome da imunodeficiência adquirida – SIDA, fumantes, portadores de outras doenças crônicas e alcoolistas tem mais possibilidade de serem contaminados e desenvolverem a doença”, pontuou.
Ainda de acordo com a pneumologista os sintomas de alerta são: tosse por mais de três semanas, febre baixa mais à tarde, suores noturnos, redução do apetite. “O diagnóstico precoce é essencial para controlar a propagação da doença, geralmente após 15 dias de tratamento adequado a pessoa contaminada não é mais capaz de transmitir a enfermidade”, explicou Rosângela Melo.
O programa de controle da tuberculose é desenvolvido no Brasil pelo SUS, com exames de diagnóstico e medicamentos gratuitos. Ao apresentar sintomas como os já descritos, a pessoa deve procurar seu médico ou o serviço de saúde, e se houver suspeita de tuberculose será adequadamente encaminhado para confirmação do diagnóstico e início do tratamento.
A importância da Vacina
A vacina BCG, em especial quando dada nos primeiros dias de vida, protege contra o desenvolvimento de formas graves da doença, em especial a meningite tuberculosa. A tuberculose pode afetar vários órgãos, mas a mais comum é a tuberculose pulmonar.