XV Semana de Enfermagem levanta debate sobre a qualidade, valores morais, éticos e assistência segura ao paciente
Iniciada nesta segunda-feira (07), a XV Semana de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna vem promovendo uma ampla discussão de temas relacionados a profissão, enfatizando a Gestão Da Qualidade na Enfermagem, Assistência Segura ao paciente, Valores Éticos e Morais que regem a profissão de enfermagem. A programação do evento, que termina nesta quinta-feira (10), segue a temática ““Gestão Da Qualidade”.
Na manhã desta quarta-feira (09) os participantes receberam a Enfermeira e Advogada Anna Vitória Fontes C. Farias, que falou sobre os valores éticos e morais.“Cada profissão possui uma normatização de leis específicas que devem ser seguidas e cumpridas. Os profissionais devem está cientes de seus direitos e deveres no exercício da profissão, evitando assim alguma sanção penal, caso ocorra alguma irregularidade”, ressaltou Anna Vitória.
Ainda nesta manhã o Técnico de Enfermagem da SCMI e Enfermeiro Emergencista Eduardo Santos falou sobre Primeiros Socorros. “Sabemos que os primeiros atendimentos são cruciais para um atendimento adequado. Um leigo em uma emergência observa apenas um universo micro, que é a vítima, mas nós profissionais da enfermagem devemos ter uma visão macro, observando todas as situações que envolvem a vítima naquele momento”, enfatizou Eduardo.
De acordo com a coordenadora da enfermagem, a enfermeira Ana Paula Carqueja, trazer as discussões da profissão que acontecem em nível nacional para a realidade local é muito importante. ” Nós estamos em nosso encontro abordando o trabalho do enfermeiro no cuidado com as pessoas e destacando a importância do papel que ele exerce no campo da saúde, pois, apesar de toda a tecnologia e informatização existentes hoje, nada substitui o trabalho humano”,pontuou.
A programação da Semana de Enfermagem é extensa e inclui, além de palestras e minicursos, debate sobre assuntos da saúde. A expectativa da Provedor da SCMI, Eric Júnior é ” reavivar e sensibilizar ainda mais os profissionais sobre a importância do da qualidade e a assistência segura do paciente”, concluiu.
Solenidade de Abertura
Na solenidade de abertura que aconteceu nesta segunda-feira (7), estavam presentes o provedor Eric Júnior, o diretor técnico do HCMF, o médico Tácio Bonfim, a fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de Itabuna – Coren, Ana Carla Soares da Silva, a Presidente da Fundação Centro de Estudos Edgard Santos – Funceps, Edna Grilli, e o pároco da Catedral São José , Gilvan de Oliveira Sousa. Na oportunidade o Pároco Gilvan abriu a solenidade falando da espiritualidade e da religiosidade, como elementos que também devem ser considerados no tratamento das doenças. “As pesquisas estão mostrando que a fé e a espiritualidade do cidadão fazem diferença no processo de recuperação. Esta é a tese que queremos transmitir e que levemos na nossa missão diária, “, salientou.