Santa Casa de Itabuna realiza programa voltado para as futuras mamães
Em um momento delicado como o de uma gestação é preciso de cuidados especiais, por isso, a Santa Casa de Itabuna realiza em parceria com a Secretaria de Saúde do Município, o programa Roda de Conversa, voltado para as gestantes, nutrizes, companheiros e outros familiares. O seu principal objetivo é desenvolver um espaço de interação entre as gestantes, diminuindo as dúvidas e a ansiedade, além de ser um espaço de escuta e trocas de experiências.
Uma vez por semana, enfermeiras do Hospital Manoel Novaes se deslocam até as unidades de saúde para a tão esperada Roda de Conversa. Durante o bate papo, as futuras mamães recebem instrução sobre o parto adequado, amamentação e tiram possíveis dúvidas. A participação de outros membros da família é de fundamental importância para as gestantes, que se sentem amparadas e seguras, para enfrentar o desafio de ser mãe. Posteriormente as gestantes que desejam, são convidadas a visitar o Hospital Manoel Novaes, referência materno infantil, para se familiarizar com o ambiente hospitalar, principalmente com as instalações dedicadas à parturientes, como a sala de pré-parto e parto.
O programa foi inciado em 2016, na Unidade de Saúde do bairro Nova Ferradas, e intensificada nos anos posteriores. A adesão das mães ainda é pequena, tendo em vista o número de gestantes que são atendidas nas unidades, mesmo assim, o trabalho dos profissionais de saúde não para.
Com apresentações lúdicas e a busca pela constante humanização no atendimento, a Enfermeira e responsável Técnica do Banco de Leite Luciana Oliveira Cruz, ressalta a importância da participação da comunidade na adesão ao projeto. “Todas as segundas-feiras nós vamos até as unidades de saúde para receber e acolher essas mães e seus familiares, é preciso que as famílias participem incentivando as gestantes, que tendem a se sentir sozinhas nesse momento. As dúvidas são as mais diversas possíveis, vão desde quem pode acompanhá-las no momento da internação, ao tipo de alimentação adequada durante a lactação. Na roda de conversa, as mães se sentem mais tranquilas para perguntar e compartilhar suas experiências e angustias. Precisamos instruí–las sobre esse momento que é tão bonito, apesar de doloroso e mostrar as vantagens do parto humanizado, mostrando que a equipe de profissionais de saúde está lá para ajudá-las”, disse Luciana.
Para participar do projeto, as gestantes devem procurar as suas unidades de saúde verificando o dia que a Roda de Conversa será realizada, familiares e companheiros também são convidados, uma vez que uma gestação acaba envolvendo todos os membros familiares.