Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

APÓS TRAGÉDIA, CONSELHOS SE MOBILIZAM PARA LEVAR AJUDA A PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

As chuvas deram trégua nos primeiros dias de 2022, mas o temporal que atingiu o sul, sudoeste e extremo sul da Bahia fez milhares de vítimas, entre elas, profissionais de Enfermagem. Na última semana, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional da Bahia (Coren-BA), estiveram na Santa Casa de Itabuna com o objetivo de prestar assistência aos profissionais que vivem nas áreas atingidas pelas fortes chuvas.

De acordo com o conselheiro federal Wilton Patrício, um dos membros da Equipe de Resposta Rápida do Cofen, a iniciativa visa fortalecer a assistência em Enfermagem prestada na região, além de oferecer auxílio técnico às ações dos órgãos governamentais baianos. “Quem cuida também precisa de cuidado, e através destas ações, buscamos levar acolhimento e dignidade para os muitos profissionais afetados”, afirmou.

Conselheiro federal Wilton Patrício. Foto Lucas França-Ascom-SCMI

Formulário de assistência

Por sua vez, o presidente do Coren-BA, Holmes Filho, informou que os conselhos disponibilizaram um formulário https://bit.ly/3zzsW8C de cadastro para que enfermeiros, técnicos e auxiliares afetados sejam identificados, contactados e tenham suas necessidades avaliadas. “Foram muitos municípios baianos atingidos, por isso, é imprescindível que o profissional de Enfermagem que vive na região e foi acometido pelas enchentes, informe sua situação”.

Por água abaixo

O drama vivido pela técnica de Enfermagem, Karla Mendes, que trabalha no Hospital Manoel Novaes, se confunde com o de milhares de pessoas que perderam tudo em meio ao cenário de caos. A moradora do bairro Mangabinha se surpreendeu com a inundação. A água “chegou dentro da minha casa: colchão, cama, mesa, rack, minha motocicleta… Muito triste ver aquilo que conquistamos ir por água abaixo”, lamentou.

A técnica de Enfermagem Karla Mendes e sua família se mudam para abrigo temporário após perder tudo durante a enchente em Itabuna

Karla contou que 32 pessoas da mesma família ficaram alojadas na casa de sua filha, que fica em outro bairro da cidade. “Graças a Deus, em meio a aflição, tivemos o amparo da Santa Casa com o suporte emergencial naquele momento, além do apoio dos amigos – me sentir muito mais valorizada. Agradecer aos conselhos Cofen/Coren pela assistência prestada a mim e aos meus colegas que passaram e passam pela mesma dor”.

Amparo

Durante o período, a Santa Casa de Itabuna iniciou uma campanha para arrecadar alimentos não-perecíveis, água mineral, colchões, roupas e lençóis e artigos de higiene e limpeza. A mobilização foi para atender as 70 famílias que ficaram desalojadas ou desabrigadas. A instituição disponibilizou conta bancária para doações em dinheiro: Caixa Econômica Federal, agência 4248, conta-corrente 00284-8; Pix: 73 98856-2355.

Profissionais de Enfermagem durante visita da Equipe de Resposta Rápida do Cofen-Coren-BA. Foto Lucas França-Ascom-SCMI

Back To Top
Opções de privacidade