BANCO DE LEITE DA SANTA CASA DE ITABUNA PROMOVE CAPACITAÇÃO DE AGENTES DE SAÚDE
O Banco de Leite Humano do Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, promoveu capacitação para agentes comunitários de saúde que atuam na Unidade de Saúde da Família Fátima II, no bairro de Fátima. O objetivo é fazer com que os servidores públicos sejam multiplicadores das ações sobre a importância do aleitamento materno para os bebês.
Os agentes comunitários de saúde foram capacitados também para orientar as mães em dificuldade de amamentar os seus filhos. “Eles receberam as informações de como deve ser feito corretamente todo o processo para assegurar o melhor atendimento possível para as mães e seus bebês. Necessitamos que eles também atuem como multiplicadores no processo de doação de leite humano”, explica Bianca Baleeiro, enfermeira responsável pelo Banco de Leite.
Bianca lembra que os agentes comunitários de saúde têm acesso com mais assiduidade as possíveis doadoras de leite para o Banco de Leite Humano do Hospital Manoel Novaes, que abastece Itabuna e outros 120 municípios baianos. “Mas orientamos também como deve ser feita a pega correta para que as mãe de primeira viagem não deixem de amamentar os seus bebês”, afirma.
BENEFÍCIOS DO LEITE MATERNO
De acordo com o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), o leite materno é o melhor alimento que um bebê pode ter, pois é de fácil digestão e promove o crescimento e desenvolvimento da criança, além de protegê-la contra doenças. O leite materno supre as necessidades de líquido de um bebê.
A recomendação é que os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais, conforme orientação do Unicef.
O Unicef alerta ainda que o aleitamento materno, na primeira hora de vida do bebê, é importante tanto para o recém-nascido quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. Além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho. O Banco de Leite funciona no anexo do Hospital Manoel Novaes e o telefone é: (73) 3214-4346.