BANCO DE LEITE DA SANTA CASA DE ITABUNA REFORÇA MOBILIZAÇÃO PELO ALEITAMENTO MATERNO
O Banco de Leite Humano da Santa Casa de Itabuna conseguiu aumentar o engajamento das mamães durante a mobilização do Agosto Dourado, campanha iniciada no começo do mês com ações para sensibilizar a população sobre a importância do leite materno, principalmente nos primeiros meses de vida da criança. Foram mais de 20 dias de rodas de conversa e palestras em unidades básicas de saúde, centros de Referência da Assistência Social (Cras) e instituições de educação.
As ações desenvolvidas em Itabuna fizeram parte da campanha promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o objetivo de reforçar junto à sociedade que o leite materno ajuda a salvar vidas. No Brasil, a mobilização social foi coordenada pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com os bancos de leite.
A enfermeira Bianca Baleeiro, do Banco de Leite Humano da Santa Casa, avalia como positivas as ações promovidas em Itabuna. “Por meio das rodas de conserva com as mães e gestantes, conseguimos envolvê-las nesse processo de captação de novas doadoras. Muitas delas estão fazendo convocação nas redes sociais para aumentar o número de voluntárias. Esse movimento já deu resultado, com novos cadastros”, comemora Bianca Baleeiro.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de seis milhões de vidas de crianças são salvas a cada ano por causa da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida. O leite humano pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis, conforme informações do MS.
REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL
De acordo com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, um pote de 300mL pode alimentar até 10 prematuros ou bebês de baixo peso. A amamentação é fundamental para redução da morbimortalidade infantil, com grande impacto na saúde da criança, diminuindo a ocorrência de diarreias, afecções perinatais e infecções, principais causas de morte de recém-nascidos.
Além disso, o aleitamento traz benefícios para a saúde da mulher, como a redução das chances de desenvolver câncer de mama e de ovário. “Embora trabalhamos o ano inteiro a sensibilização com divulgação das nossas necessidades, temos dificuldade em doação para atendimento aos prematuros da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Manoel Novaes. Pedimos sempre que as mamães com leite em excesso, entrem em contato com o nosso Banco de Leite”, afirma Bianca Baleeiro. O telefone é: 3214-4346
Neste ano, como parte da campanha Agosto Dourado, foram realizadas atividades em unidades como Lavignia Magalhães (Conceição), Fátima II (antigo Baldoino Azevedo), Dilson Cordier (São Roque), Unidade Básica Nova Ferradas, além dos centros de Referência da Assistência Social (Cras), no Centro Comercial e São Caetano, além da Unex Itabuna.