Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

BANCO DE LEITE NO MANOEL NOVAES INCENTIVA À AMAMENTAÇÃO NOS PRIMEIROS MESES DE VIDA

O leite materno é responsável por uma série de benefícios para o recém-nascido. É um alimento que sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, diminui a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, e reduz os riscos de infecções. Além disso, é uma fonte que provoca efeito positivo no vínculo entre mãe e bebê, conforme explica a médica pediatra Fabiane Chávez, diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, unidade onde está instalada a UTI Neonatal.

A médica Fabiane Chávez acrescenta que os benefícios citados no início do texto são apenas alguns proporcionados pela amamentação tanto às mamães quanto aos bebês, principalmente com baixo peso. “O leite materno tem anticorpos essenciais para resistência do bebê a doenças. É comprovado, cientificamente, que a criança amamentada nos primeiros meses de vida se torna adulto mais saudável”, assegura.

O leite materno é tão importante na vida do bebê e da mãe que a Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Unidas para Infância (Unicef), criou em 1992, a Campanha Agosto Dourado. No Brasil, as ações de incentivo à amamentação são promovidas pelo Ministério da Saúde, com apoio dos bancos de leite. Quem promove a mobilização no sul da Bahia é o Banco de Leite da Santa Casa de Itabuna.

Neste ano, a campanha mundial tem como tema “Amamentação: Apoie em Todas as Situações”. A ação reforça a importância do apoio da família e da sociedade para o sucesso do aleitamento materno. As ações do Banco de Leite no Hospital Manoel Novaes foram iniciadas na quinta-feira (1º) e prosseguem até o final do mês, com reforço de orientações aos funcionários da unidade hospitalar, bate-papo com mães internadas, além de rodas de conversa nas unidades básicas de saúde.

BAIXO ESTOQUE E SENSIBILIZAÇÃO

De acordo com a enfermeira Bianca Baleeiro, do Banco de Leita Humano da Santa Casa, a mobilização do Agosto Dourado busca a sensibilização e conscientização da sociedade para importância do aleitamento materno. “As nossas ações de incentivo são feitas diariamente. Mas, ainda hoje, com tanta facilidade de acesso à informação, existem tabus e mitos que precisam ser esclarecidos”, afirma Baleeiro.

Os mitos, segundo a enfermeira, prejudicam não somente os bebês, mas também as mamães, principalmente as de primeira viagem. “Por isso, que promovemos as rodas de conversa na porta de entrada, que são as unidades básicas de saúde”. Neste ano, as atividades serão realizadas nas unidades Lavignia Magalhães (Conceição), Baldoíno (Fátima), Unidade Básica Nova Ferradas, além dos centros de Referência da Assistência Social (Cras), no Centro Comercial e São Caetano.

Mesmo promovendo ações durante todo o ano para incentivar à amamentação e aumentar o número de doadoras, o Banco de Leite Humano enfrenta déficit em seu estoque. A mãe que tiver produção sobrando, quiser doar e tiver dúvidas pode entrar em contato pelo telefone 3214-4346.

Back To Top
Opções de privacidade