Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

Café da manhã e brindes marcam o Dia Nacional do Doador de Sangue na Santa Casa

Ontem (25) foi o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data tem por objetivo homenagear a todos os doadores voluntários que ajudam diariamente a salvar vidas.  

No Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, o movimento foi grande. Doadores de Itabuna e cidades vizinhas fizeram doação de sangue e foram recepcionados com um café da manhã e brindes pela equipe. 

De acordo com o captador Rosildo Ribeiro, o dia do doador superou as expectativas, no qual mais de 100 pessoas doaram sangue. “A ideia é coletar uma quantidade boa de sangue e manter o ritmo da campanha para não quebrar a corrente. Precisamomanter uma reserva para o final de ano até fevereiro, período de festas e férias em que o movimento de doadores diminui bastante”, destacou.

Renicláudio Ribeiro veio doar sangue pela primeira vez para a filha de 19 anos que sofreu um acidente de moto. Ele contou que pretende continuar doando para ajudar a salvar outras vidas. “É um ato de amor ao próximo, de solidariedade”, comentou o itabunense sobre a importância de ser um doador.

Daniela Almeida, que é de Itapitanga, há mais de um ano se tornou doadora e disse que foi motivada pela vontade de ajudar um conhecido que precisava de sangue. De lá para cá, tornou-se assídua e fala da sensação que é de ser uma doadora. “Pra mim é muito importante pois sei que é uma forma de contribuir para salvar vidas. É bom demais”, falou.

Adelson Bispo, coordenador de captação, ressaltou que novembro é um mês esperado pelos doadores porque contempla o reconhecimento deles sobre uma ação solidária de amor ao próximo. “É uma data comemorativa em que agradecemos aos doadores pelo seu dia. Mas vale lembrar que eles são especiais não só no dia 25, mas, todos os dias do ano para nós e para quem recebe o sangue de deles. Que eles continuem doando e fazendo parte dessa corrente pela vida”, disse.

Ele destaca que ações como essa servem para manter o estoque em dia e garantir o fornecimento de sangue aos hospitais da cidade e região e também, sensibilizar o maior número de pessoas para a doação. “O nosso município tem uma demanda muito grande de transfusões que só se torna possível através dos doadores”, completou.

O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna destaca-se por atender aos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e cidades circunvizinhas. Além disso, é considerado pela ANVISA, como um dos serviços hemoterápicos de melhor classificação no estado da Bahia, sendo uma unidade de grande importância para Itabuna e região.

Café da manhã e brindes marcam o Dia Nacional do Doador de Sangue na Santa Casa

Back To Top
Opções de privacidade