CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO É TEMA DE WORKSHOP DA SANTA CASA DE ITABUNA
Promovido pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, com apoio da Fundação Centro de Estudos Professor Edgar Santos (FUNCEPES) e empresas parceiras, o I Workshop Multiprofissional sobre Câncer de Cabeça e Pescoço do Sul da Bahia reuniu, no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, na sexta-feira (23), profissionais de saúde e estudantes de graduação de cursos como Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia e Assistência, além de cursos Técnico de Enfermagem.
Durante o Workshop Multiprofissional foram abordados temas como medidas de prevenção, maiores causadores dos cânceres, procedimentos indicados para cada tipo de caso, importância da equipe multiprofissional para o processo de tratamento da doença, o caminho feito pelo paciente desde a porta de entrada até a chegada do paciente nos serviços de radioterapia e quimioterapia. Foi destacada ainda a importância das campanhas de conscientização para detecção precoce dos tipos de cânceres.
Entre os especialistas que falaram sobre esses e outros assuntos e tiraram dúvidas dos mais de 100 participantes do evento, estavam os profissionais médicos Lincoln Warley Ferreira, Jader Alves Mesquita (cirurgiões de cabeça e pescoço), Elissa Ney Mariano e Célia Ramos, dos Serviços de Radioterapia e Quimioterapia da SCMI. O evento contou ainda com palestras de profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Psicologia, Odontologia, Serviço Social dentre outras áreas.
SUPEROU A EXPECTATIVA
Para a supervisora do Serviço de Oncologia da Santa Casa de Itabuna, a enfermeira Sayara Aragão, o Workshop Multiprofissional superou as expectativas tanto de participantes, quanto de interação do público. “Os estudantes exploraram tudo que puderam para aumentar o conhecimento em suas áreas. Eles tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com profissionais de referência no tratamento de câncer de cabeça e pescoço no interior da Bahia”, observou Sayara Aragão.
O I Workshop Multiprofissional sobre Câncer de Cabeça e Pescoço foi aberto com uma cerimônia e contou com a participação do provedor Francisco Valdece; Wagner Alves (diretor administrativo), Maria Carolina Reis (diretora técnica do Calixto Midlej Filho) e Lívia Mendes (Secretária de Saúde de Itabuna). “Esse evento faz parte de uma campanha que realizamos anualmente para disseminar as ações de prevenção do câncer”, destacou Francisco Valdece, no início do evento.
O evento foi promovido com apoio da FUNCEPES, Grupo Velanes, Viapharma, Padaria Martins, Via Única, Nestlé, Oncosmetic, Faculdades Santo Agostinho, O Boticário, Nutrir com Saúde e Avantim. O Workshop Multiprofissional faz parte do Julho Verde e Bordô, campanha de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço e das mucosites orais.
A previsão do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de que sejam registrados 36.620 novos de câncer de cabeça e pescoço neste ano. Entre os tumores mais recorrentes estão de boca (cavidade oral), laringe e tireóide. O tratamento pode alcançar até 90% de cura se descoberto precocemente.