Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

Caravana Itinerante pela Vida retoma as atividades de 2019 com doadores de Jussari

Doar sangue é um ato de amor ao próximo e a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna entende a importância do trabalho de captação do Banco de Sangue da instituição para manter o seu estoque em dia. Sendo assim, a Caravana Itinerante Pela Vida deu início às atividades de 2019 na manhã dessa segunda, 14, quando recebeu moradores da cidade de Jussari para doação de sangue. Ao todo, 12 pessoas fizeram a doação.

Para o guarda municipal José Fábio Chagas que foi responsável por trazer a caravana, a iniciativa é muito boa porque vai salvar muitas vidas. “Nós temos esse dever de ajudar ao próximo. Nós, movidos de amor saímos daqui de Jussari para Itabuna com um único propósito: doar o nosso sangue pra ajudar a comunidade na hora em que ela necessita. É muto gratificante essa atitude. Eu gostaria que boa parte do povo de Jussari e do Suil da Bahia acordasse para essa questão e fosse ao banco de sangue fazer a doação”, declarou. A cabeleireira Jacqueline Almeida Santos também ficou satisfeita em fazer parte da caravana. “É um prazer imenso participar e ajudar ao próximo”, falou.

No próximo sábado , 19, será a vez da caravana de Ubaitaba e, segundo o gerente de captação, Rosildo Ribeiro, a partir da primeira quinzena de fevereiro, a caravana começa a trazer doadores de vários bairros de Itabuna. Para essa ação, o banco de sangue vai contar com o apoio de representantes das igrejas católicas e evangélicas, além dos presidentes da associação dos bairros da cidade. “A ideia é sensibilizar as pessoas a doarem sangue a fim de evitar uma crise no fornecimento dos hospitais e unidades de pronto atendimento. É justamente nos períodos de férias escolares e datas comemorativas como as festas de fim de ano, Carnaval, Semana Santa e São João que ocorre uma redução expressiva de captação e aumenta o número de acidentes nas estradas. Para manter o estoque diário, são necessárias 50 unidades”, explica.

Atualmente o banco de Sangue conta uma média diária de 25 a 30 bolsas para atender as necessidades do Calixto e Manoel Novaes e segundo Rosildo, o trabalho de divulgação e informação junto a comunidade pode ajudar e muito nessa demanda. “Trazer os doadores até o Banco de Sangue garante mais agilidade no processo captação do produto que é coletado com mais qualidade”, destaca. A Caravana itinerante já possui municípios fidelizados a exemplo de Itapé, Ibicaraí, considerada a segunda maior cidade em captação depois de Itabuna, Jussari, Camacan, Pau Brasil, Santa Luzia, Buerarema, São José da Vitória e Itajuípe. A meta é chegarmos a 20 municípios.

Quem pode doar

Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 kg, ter idade entre 16 a 69 anos, e ter boa saúde. No caso dos menores de 18 anos é necessário acompanhamento de um responsável. As mulheres podem doar sangue a cada 90 dias e os homens a cada 60 dias. Os interessados devem procurar o Banco de Sangue de Itabuna que fica localizado no anexo do Hospital Calixto Midlej de Filho. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 7 as 17 horas, lembrando que não fecha para almoço e nos sábados o funcionamento é das 7 ao meio dia. Em caso de dúvidas é só ligar para 73-3214-9126.

Back To Top
Opções de privacidade